Cidades

Dengue coloca Ipatinga em situação de emergência

Município decreta situação de emergência para tentar conter o alto índice de infestação

IPATINGA – Em decreto publicado nesta sexta-feira (31), no Diário Oficial do Município, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, declarou situação de emergência na cidade devido ao alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika.

O Decreto n° 10.503 tem como objetivo garantir a saúde da população por meio da implementação de novas políticas públicas e ações para redução do risco de doenças e outros agravos.

A medida é baseada no art. 196 da Constituição Federal, que prevê que a saúde é um direito de todos e dever do Estado. A declaração de emergência permite que o município adote medidas mais efetivas para combater a infestação do mosquito e prevenir a propagação das doenças transmitidas pelo inseto. O decreto tem vigência de 90 dias, podendo ser porrogado por igual período em razão do quadro emergencial.  

NÍVEIS PREOCUPANTES

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti atingiu níveis preocupantes, com registro de casos de arbovirose em diversos bairros da cidade. A Secretaria ressalta a importância da colaboração da população no combate ao mosquito, adotando cuidados para eliminação de possíveis criadouros nas residências.

O município de Ipatinga já está atuando em diversas frentes para combater o mosquito Aedes aegypti, intensificando as visitas domiciliares pelos agentes de saúde, promovendo campanhas de conscientização da população, distribuição de materiais informativos, mutirões de limpeza e carro fumacê em áreas de maior infestação. Agora, com a declaração de emergência, novas medidas poderão ser adotadas para enfrentar a situação de forma mais efetiva.

O fumacê será aplicado nas áreas de maior infestação

SINTOMAS

A população de Ipatinga deve estar atenta aos sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito, como febre, dores no corpo, dor de cabeça e náuseas, entre outros, procurando atendimento médico em caso de suspeita. Além disso, é fundamental que cada cidadão faça sua parte no combate ao Aedes aegypti, eliminando possíveis criadouros em suas residências e colaborando com as ações promovidas pelo município.

ATENDIMENTO PRIORITÁRIO PARA CASOS DE DENGUE

A cidade de Ipatinga já está adotando uma série de medidas estratégicas para o combate à dengue. Como parte das ações para o enfrentamento da doença, foi montada uma tenda especial junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Canaã, com capacidade para atendimento a pacientes com suspeita de dengue, diagnóstico e, ainda, hidratação venosa.

A estrutura conta com equipamentos e profissionais capacitados para realizar os procedimentos necessários no tratamento da dengue. A iniciativa visa garantir o atendimento adequado aos pacientes e evitar a propagação da doença no município.

Também foram estruturadas salas especificamente para pacientes com dengue nas unidades de saúde do Bom Jardim 1, Caravelas, Cidade Nobre e Vila Militar, a fim de garantir que pacientes com os sintomas recebam o melhor cuidado possível.

As salas destinadas ao atendimento de pacientes com dengue foram equipadas com os recursos necessários para oferecer um atendimento adequado e eficiente. Os profissionais de saúde dessas unidades foram especialmente treinados para lidar com a doença e estão prontos para oferecer o melhor tratamento possível aos pacientes.

“Nós encorajamos a população a procurar imediatamente atendimento médico caso sejam apresentados sintomas de dengue. Com essas novas salas de atendimento específicas, estamos trabalhando para garantir que os pacientes recebam o atendimento necessário para sua recuperação”, salienta a Secretaria Municipal de Saúde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com