Cultura

Curso de viola caipira gratuito em Timóteo

As aulas aconteceram no Teatro da Fundação Aperam Acesita

TIMÓTEO – Estão abertas as inscrições até o dia 16 de fevereiro, para o curso de viola caipira com o cantor e violeiro Hyuri Luna. A ação faz parte do projeto Mostra de Violeiros Vale do Aço –  ano 2, realizado pelo Instituto Tradição e Saber e Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Aperam e apoio da Fundação Aperam Acesita.

O projeto Mostra de Violeiros do Vale do Aço ano 2  é composto de ações que buscam valorizar  Linguagens e Expressões da  Música Sertaneja de raiz e caipira e música popular na região do Vale do Aço-MG. Dentro da programação acontecerão cursos de violão e viola caipira, apresentações de duplas e trios de música sertaneja de raiz e caipira e música popular entre fevereiro e dezembro de 2023.

Esta primeira ação se inicia com as aulas de viola caipira no dia 15 de fevereiro e segue até o mês de dezembro de 2023, com aulas às quartas-feiras e sextas-feiras de 14h às 17h15, sendo Turma I 14h às 15h15 e Turma II 15h30 às 17h15,  serão ministradas no Teatro da Fundação Aperam Acesita em Timóteo. O curso é gratuito e necessita apenas que o aluno tenha viola caipira para fazer as aulas.

OPORTUNIDADE

As aulas de viola caipira são uma oportunidade para os moradores de Timóteo e região aperfeiçoar no instrumento ou aprender do zero, segundo Hyuri Luna “É necessário apenas que o aluno tenha pelo menos 15 anos de idade para facilitar o aprendizado e não tem idade limite, as aulas são indicadas, para adolescentes, jovens, adultos e idosos que já tenham iniciado no instrumento ou para aqueles que sempre tiveram desejo de aprender e nunca tiveram oportunidade. Os alunos entraram no universo da viola caipira e aprenderam ritmos como cururu, toada, valsa, cateretê e guarânia e músicas utilizando os acordes e ritmos ensinados: O Menino da Porteira; Acidente de Amor; Relógio Quebrado, Boiadeiro Errante; Couro de Boi; Luar do Sertão, Beijinho Doce; Vida de Pescador; Porta do Mundo; Eu, a Viola e Deus; Tocando em Frente; Chalana, etc.

“O projeto vem ao encontro das ações que são realizadas pela área de cultura, que é um dos focos de atuação da Fundação, pois irá oportunizar momentos culturais e de formação artística estimulando a manifestação de talentos, além valorizar o artista regional que irá ministrar o curso. Destaca Venilson Araujo Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita.

SOBRE HYURI LUNA

Hyuri Luna é um jovem cantor, compositor e violeiro nascido na cidade de Ipatinga-MG, com apego e dedicação à música de raiz sertaneja e caipira. Começou a tocar em 2011 e já em 2013 iniciava sua carreira artística se apresentando no recital ”Prata da Casa’” no teatro do Centro Cultural Usiminas em Ipatinga-MG, onde já realizou mais de 12 shows.

De 2020 a 2022, apesar da pandemia, com muito planejamento, Hyuri Luna manteve suas atividades, fazendo lives no Youtube, Instagram e Facebook. Aprovou vários projetos em editais de cultura como gravação de músicas autorais. Hoje, foca sua carreira a nível nacional, levando sua música a novos públicos e espaços. Hyuri Luna também ministra aulas de viola caipira e é apresentador do programa Modão Sertanejo na Rádio Educadora. Em 2023 dará continuidade ao lançamento de suas músicas autorais a nível nacional.

A equipe do projeto é composta por Direção Musical e  Artística: Hyuri  Produção: Cênika Produções;Luna; Direção Executiva: Morrison Deolli; Marketing:  Alysson Estopa; Professores: Hyuri Luna e Marcos Vaz, Administração: Priscila de Paula; Design Gráfico:  Gabriella Teodoro; Direção Técnica: Junio Henrique;

SERVIÇO

Aulas às quartas-feiras e sextas-feiras de 14h às 17h30.

Local: Teatro da Fundação Aperam Acesita – Alameda 31 de Outubro, 500 – Centro-  Timóteo – MG

Inscrições: 31 849 774  e 9 8470 0975 www.instagram.com/hyuriluna

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com