Cidades

Cultura e Fé marcam a Paixão de Cristo em Coronel Fabriciano

FABRICIANO – A Paixão de Cristo em Coronel Fabriciano é marcada por dois dos grandes teatros ao ar livre do Leste de Minas: da Paróquia São Sebastião, na Praça da Estação, e da Paróquia São Francisco Xavier, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, no Bairro Córrego Alto. Os dois eventos são apoiados pela Prefeitura Municipal por meio da Diretoria de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural.

TRADIÇÃO

A tradição foi iniciada em meados de 1946 pelo Padre Deolindo Coelho, quando a cidade ainda era distrito de Antônio Dias. Padre Deolindo trouxe a celebração de Mariana e adaptou os ritos, que se mantém até hoje. Vestes, indumentárias e objetos litúrgicos seguem os protocolos tradicionais. Até hoje a Paróquia procura manter o trabalho mais próximo possível do original.

PATRIMÔNIO

Desde 2014, o Teatro da Paixão de Cristo e os cortejos da Semana Santa da Paróquia São Sebastião são reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial de Coronel Fabriciano e referendados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha MG.) A Prefeitura Municipal patrocina o evento com recursos do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural.

CÓRREGO ALTO

No Santuário de Nossa Senhora da Piedade, da Paróquia São Francisco Xavier, um espetáculo com cerca de 60 atores, promete encantar o público na noite da Paixão de Cristo. Ao largo do santuário uma grande estrutura já está montada, com palcos, som e luz para a encenação dos últimos passos de Jesus até a crucificação.

As escadarias do santuário abrigam 3 estágios da apresentação onde o público pode assistir sem sair do lugar: A última ceia com os discípulos, a traição de Judas Iscariotes, o julgamento de Jesus. Figurinos cuidadosamente preparados retratam com fidelidade o vestuário da época e a imponência dos palácios para onde Jesus foi levado e interrogado com um realismo impressionante. O trabalho iniciado há 2 meses exigiu horas e horas de ensaios.

TEATRO

O teatro da Paixão de Cristo da Paróquia São Francisco Xavier é tradição há 35 anos. Patrícia Nogueira, diretora do teatro, conta que o projeto nasceu na década de 1990 quando o santuário ainda não existia. Religiosos partiam do bairro Santa Cruz para rezar a Via Sacra no alto da serra. Com o passar dos anos e a construção do santuário a tradição se manteve. Neste ano o trabalho foi iniciado em janeiro com a seleção dos atores. “Houve a seleção dos papéis com as audições dos candidatos, que são jovens da paróquia, com a ajuda do Professor de teatro e filosofia, professor Gilson. Os ensaios foram exaustivos, mas todos estão empolgados e vamos fazer um grande teatro, como no ano passado”, disse.

O CALVÁRIO

As peças iniciais do teatro acontecem nas escadarias na frente do Santuário, mas o grande momento de emoção é reservado para a parte de trás. A caminhada de Jesus com a cruz nos ombros, o encontro com Simão Cirineu e o enxugamento do rosto de Cristo por Verônica seguem um trajeto especialmente elaborado até o calvário construído no alto de um barranco. As três cruzes ficam na parte alta facilitando a visão do público.

Após a crucificação, o teatro segue até a gruta do santuário para a encenação da ressurreição na parte final do espetáculo. “Será um momento muito especial. A topografia do lugar, a gruta e a mata que cerca todo o santuário deixa o local em plena sintonia com os acontecimentos da paixão e morte de Jesus. Quem comparecer certamente vai experimentar sentimentos únicos, vivenciar toda a dor e sofrimento de Cristo por meio da encenação. Esperamos todos lá”, convida Padre Marcelo.

SERVIÇO

Teatro da Paixão de Cristo da Paróquia São Sebastião

Local: Praça da Estação

Horário: 18h

Teatro da Paixão de Cristo da Paróquia São Francisco Xavier

Local: Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Bairro Córrego Alto)

Horário: 18h30

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com