Cidades

Cida Lima cobra diálogo do executivo com a categoria sobre Fundeb

Audiência pública realizada na Câmara abordou questões sobre o rateio do Fundeb e a valorização dos profissionais da educação no município

IPATINGA – Com o objetivo de discutir questões referentes à educação municipal e à valorização dos profissionais no município de Ipatinga, o mandato da vereadora professora Cida Lima realizou a Audiência Pública “Educação Municipal: Fundeb, financiamento público e valorização profissional”.

A vereadora destacou a importância de discutir a educação municipal, principalmente por se tratar da primeira audiência pública sobre a educação em dois anos de legislatura. “Tentei por várias vezes realizar audiências públicas para debater a educação durante estes quase dois anos de mandato, mas tive vários requerimentos reprovados na Câmara. Hoje é uma grande vitória ter a oportunidade de debater a educação no nosso município”, comemorou.

PRESENÇAS

Compareceram ao debate, Diego Rossi, representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); Isaura Carvalho, dirigente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação – Sind-UTE – Subsede de Ipatinga; os secretários municipais de Educação, Fazenda, Planeamento e Governo, respectivamente, Patrícia Avellar, Mateus Alves Shinzato, Régis Carlos José Oliveira e Matheus Braga; e técnicos da Prefeitura de Ipatinga.

RECURSOS

Iniciada a audiência pública, Diego Rossi, economista (PUC-MG) e bacharel em estatística (UFMG), apresentou dados do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) e do Portal da Transparência do Município, que demonstraram que a Prefeitura Ipatinga não investiu o mínimo de 25% das receitas em educação, contrariando determinação constitucional.

Ainda segundo o técnico do Dieese, a prefeitura deixou de investir cerca de 6,5 milhões em educação em 2021 e, conforme dados disponíveis deste ano, o executivo ainda não cumpriu o mínimo constitucional. “Quando a gente pega a informação que foi repassada pela própria Prefeitura para o Tribunal de Contas, consta que até o mês de setembro foram investidos somente 20,79% dos valores da Educação. Ou seja, dos quase 121 milhões de reais o governo investiu somente 100 milhões e 400 mil, deixando de investir cerca de 20 milhões e 300 mil reais na educação”, explica Diego Rossi.

SEM AVANÇOS

A dirigente do Sind-UTE, Isaura Carvalho, rememorou o ano de 2021 em que o sindicato anunciou, durante a campanha salarial, que o novo Fundeb traria mais recursos, que poderiam ser investidos na valorização dos trabalhadores e trabalhadoras, porém as negociações não avançaram para além do reajuste linear e o governo não apresentou outra opção a não ser realizar o rateio no final daquele ano.

“A gente ressalta que o rateio não foi realizado de forma transparente, tanto o saldo quanto as questões de aplicação e forma como o pagamento foi realizado, não ficaram claras. Inclusive, existem trabalhadores que não receberam até hoje”, recordou a professora, que destacou ainda a dificuldade de dialogar com o governo que o Sind-UTE vem enfrentando: “Desde 20 de setembro estamos protocolando inúmeros ofícios para a comissão de negociação reunir com o Sind-UTE. Até hoje não tivemos sequer retorno por ofício ou agendamento, que fique registrado aqui a dificuldade de dialogar com a atual gestão”, reivindicou.

MAIS RECURSOS X MENOS INVESTIMENTOS

A vereadora professora Cida Lima destacou que a audiência tinha como objetivo esclarecer as dúvidas acerca da destinação de recursos para a Educação: “Se os recursos do Fundeb aumentaram, porque não há investimento na educação e nos profissionais? Onde estão os mais de 20 milhões que faltam para ser investidos neste ano? E se o governo alega que já investiu, para onde foi este recurso?”, questionou a vereadora, que argumentou ainda “Por isso estamos realizando esta audiência, para pedir esclarecimentos ao governo e informar a toda a categoria sobre o calendário de pagamento”.

FALTA DE TRANSPARÊNCIA

Um dos pontos abordados insistentemente ao longo do debate foi a divergência de informação disponível no Portal da Transparência da Prefeitura de Ipatinga, no Tribunal de Contas do Estado (TCE/MG) e no Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), o que na opinião da vereadora Cida Lima já seria o suficiente para que o governo estabelecesse diálogo com o Sind-UTE, atualizando os dados e assegurando a transparência nos investimentos realizados na educação.

Sobre a falta de transparência, o Sind-UTE esclareceu que realizou inúmeras solicitações ao governo, mas não obtiveram resposta. “Dizer que tem inconsistência nos sistemas não é suficiente para resolver os problemas e esclarecer as dúvidas de como estão sendo geridos os recursos da Educação”, enfatizou.

Durante o debate os secretários municipais de Educação, Fazenda, Planejamento e Governo recorreram aos servidores de carreira da Prefeitura, que destacaram que os dados oficiais, disponibilizados no TCE-MG, no SIOPE e no Portão da Transparência, não estão corretos e, portanto, não haveria recursos a serem partilhados, porém não foram apresentados os valores investidos na valorização dos profissionais da educação. “Este debate é um ponto inicial. Foram apresentados números aqui pela vereadora, mas infelizmente a Prefeitura não conseguiu expor todos os dados que eram o objetivo desta audiência”, pontuou o secretário de planejamento, Régis Carlos José Oliveira.

ENCAMINHAMENTO

Na avaliação da vereadora professora Cida Lima, a audiência foi positiva, pois pela primeira vez nesta legislatura, o governo compareceu com seus representantes para um debate envolvendo a Educação. “Se existem divergências de dados, este é mais um sinal de que o diálogo precisa ser aberto e permanente, seja ele com a Câmara ou com os representantes da categoria e não é somente com esta audiência que vamos esgotar”, insistiu a parlamentar.

Como encaminhamento, o secretário municipal de governo, Matheus Braga, se comprometeu a entrar em contato com o Sind-Ute, por meio da Comissão de Negociação da Prefeitura, para agendar reunião e confrontar os dados apresentados na audiência. Além disso, o mandato da vereadora professora Cida Lima, juntamente ao sindicato, enviará um requerimento pedindo atualização permanente das informações relativas aos recursos da Educação no Portal da Transparência.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com