Cidades

Cartinha de aluna de 10 anos emociona profissionais do CRAS Sul

TIMÓTEO – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) oferecido pela Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem feito a diferença na vida de crianças e adultos que participam das atividades e oficinas oferecidas pelo órgão.

O SCFV é um desdobramento da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que é oferecido de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O SCFV tem como eixos a “Convivência Social, a Participação e Direito de Ser”.

Sarah, Simone e Keila

CARTA

Esta segunda-feira (30) foi especial no CRAS Sul para a coordenadora da unidade, Irani Antunes, para a facilitadora de oficinas de artesanato, Keila Souza Brito Moreira, e para a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosanna Borges. É que na semana passada, a aluna da oficina de artesanato, Sarah Silva Carlos, de 10 anos, entregou uma cartinha agradecendo a oportunidade de poder participar das aulas de pintura em tecido e confecção de bonecos em feltro.

CADEIRANTE

Há três meses Sarah Carlos, que é cadeirante e frequenta as aulas de artesanato juntamente com a mãe, Simone Conceição Silva Carlos, 48 anos, diz que a sua vida ganhou um novo significado com a descoberta do seu talento para o desenho, para a pintura em tecido e outros trabalhos manuais.

A mãe conta que Sarah passou a ter mais foco nas atividades depois que começou a pintar e que o seu desempenho no Centro Educacional Católica do Leste de Minas (CECMG), onde cursa o quinto ano, também melhorou. “A Sarah se empolgou com a oficina de artesanato e está outra pessoa. Ela está mais feliz, com a autoestima lá no alto o que impactou a vida de todos lá em casa”, comemorou Simone que não esconde o sorriso no rosto ao falar da evolução da filha.

HABILIDADES

As aulas estimularam não só as habilidades de Sarah, mas despertou o lado empreendedor da menina, que passou a comercializar os bichinhos de feltro que ela produz para os amiguinhos da escola. A própria Simone citou que também passou a se sentir bem melhor ao participar das oficinas, pois ao acompanhar a filha também começou a se dedicar à produção de bolsas, pintura de panos de prato e outros itens feitos com material reciclado, ensinados pela facilitadora Keila. “É importante agradecer a equipe do CRAS Sul que tem dado inúmeras alegrias e a oportunidade de descobrirmos novas habilidades. Funciona também como uma terapia e de enxergarmos a vida de outra forma”, detalhou Simone.

MAIO LARANJA

Na última sexta-feira, o CRAS Sul promoveu ações relacionadas ao Maio Laranja, que visam chamar a atenção para a violência sexual contra crianças e adolescentes. Na oportunidade foram realizadas palestra, apresentação de teatro de fantoche e dança.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com