Cidades

Câmara de Timóteo aprova medidas de proteção às mulheres

Bares e casas noturnas deverão adotar medidas de proteção às mulheres em situação de risco

TIMÓTEO – Bares, cafés, centros e complexos gastronômicos, casas noturnas, casas de show e de eventos em geral deverão adotar medidas para auxiliar as mulheres que se sintam em situação de risco e/ou constrangimento em suas dependências. É o que prevê o Substitutivo nº 01 ao PL 4.490, de autoria do vereador José Fernando Peixoto, aprovado na reunião ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (18).

MEDIDAS

Conforme a matéria, aprovada em primeira votação, o auxílio à mulher será prestado pelo estabelecimento mediante oferta de acompanhamento até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia. Ainda de acordo com o projeto, cartazes que informem que o estabelecimento presta auxílio à mulher que se sinta em situação de risco deverão ser fixados nos banheiros femininos e outros ambientes.

Segundo o autor da matéria, o objetivo é diminuir as situações de constrangimento, assédio e, principalmente, violência. “É comum mulheres se sentirem desprotegidas e precisamos criar mecanismos que possam minimizar essas situações. Vamos mobilizar os comerciantes para que eles nos ajudem na divulgação”, pontuou o vereador.

Para a vereadora Pastora Sônia, a expectativa é que a proposição seja efetivamente implementada no município. “Nós, mulheres, nos sentimos seguras quando há leis que nos protejam. A mulher deve ser respeitada e amada, e não agredida”, defendeu.

FISCALIZAÇÃO

Os vereadores também aprovaram em primeira votação o PL 4.498, de autoria do vereador Adriano Alvarenga, que prevê que as empresas contratadas pela Administração Pública para execução de obra ou serviço de engenharia com valor superior a R$ 3 milhões, e de serviços ou compras acima de R$1milhão, deverão ser submetidas à avaliação de integridade.  “Uma das funções do vereador é a fiscalização da aplicação do dinheiro público. E esta matéria é uma forma de fazer com que o município contrate apenas empresas idôneas”, ressaltou Adriano.

UTILIDADE PÚBLICA

Na reunião desta quinta, a Câmara também aprovou o PL 4.504, de autoria do vereador Raimundo Nonato, que declara de utilidade pública a Associação dos Moradores do Bairro Novo Horizonte. Também foi aprovado o PL 4.502, de autoria do Executivo Municipal, que dá denominação de Praça José Geraldo de Castro Américo a praça pública localizada no bairro Novo Horizonte. Ambas as matérias passaram na primeira votação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com