Internacionais

Britânicos começam despedida da rainha em Edimburgo

Rei Charles III lidera o início das cerimônias fúnebres para Elizabeth II

EDIMBURGO (DO g-1) – O rei Charles III, acompanhado por seus três irmãos, liderou nesta segunda-feira (12) a procissão que levou o caixão de Elizabeth II até a Catedral de Saint Giles, em Edimburgo, capital da Escócia, onde os britânicos começarão a se despedir de sua rainha.

Vestido com trajes militares (que incluem um kilt escocês), o novo monarca seguiu o carro funerário a pé do Palácio de Holyroodhouse, em cuja sala do trono ele passou a noite, até o templo vizinho da Igreja da Escócia.

Seus irmãos Anne, 72, e Edward, 58, também usavam uniforme. Andrew, de 62 anos, não estava de uniforme. Ele era considerado o “filho predileto” de Elizabeth II, mas a própria rainha o despojou de suas honras militares meses atrás, como resultado de acusações de agressão sexual a uma menor de idade nos Estados Unidos.

Rei Charles III, princesa Anne e o príncipe Andrew durante evento em memória da rainha
Elizabeth II

Após participar do primeiro cortejo fúnebre do corpo da sua mãe, a rainha Elizabeth II, o agora rei Charles III foi ao Parlamento da Escócia acompanhado de sua mulher Camilla, a rainha consorte.

Assim como os parlamentares ingleses fizeram nesta manhã, a Casa escocesa também prestou sua homenagem à antiga monarca e ofereceu condolências ao novo rei.

Durante o discurso ao Parlamento, Charles disse prezar pela constituição e que, após carregar por tantos anos títulos escoceses, como o de Duque de Edimburgo, os repassou para seu filho mais velho, William, agora sucessor ao cargo de rei do Reino Unido.

Após essa cerimônia, o monarca seguiu para uma vigília na catedral de Saint Giles, em Edimburgo, onde o corpo da rainha ficará até terça-feira (13).

MANIFESTANTE

A polícia da Escócia afirmou que prendeu três pessoas por terem causado distúrbios durante o cortejo do corpo da rainha.

Nesta segunda-feira, um homem de 22 anos foi retirado da multidão em Edimburgo durante o cortejo fúnebre do caixão da Rainha Elizabeth II.

A procissão era silenciosa, só com som de gaitas de fole, até que o homem gritou: “Andrew, você é um velho doente.”

Outros espectadores responderam com: “Deus salve o Rei”, antes que o homem fosse retirado.

O príncipe Andrew, irmão do Rei Charles III, se envolveu em um escândalo sexual quando uma americana disse ter sido abusada por ele em 2001. O caso foi encerrado este ano, quando as partes entraram em um acordo.

Além desse preso, uma mulher de 22 anos que estava com um cartaz contra a monarquia foi presa, e um homem de 74 também foi detido por ter “violado a paz”.

VISITAÇÃO

O repórter Harry Horton, do portal ITV News, fotografou duas mulheres na fila para visitar o caixão da rainha Elizabeth II quando ele estiver em Londres.

O corpo dela, porém, só deve chegar à capital inglesa na terça-feira e começar a receber visitar a partir de quarta.

Elas devem ficar na fila mais de 48h para serem as primeiras a ver o caixão da monarca.

Os membros da família real deixaram o saguão da Catedral de Saint Giles, em Edimburgo, na Escócia.

O rei Charles III e seus três irmãos deixaram o local após o fim da missa.

A partir das 17h local (13h de Brasília), a população poderá visitar a Catedral e prestar suas homenagens à rainha Elizabeth II.

O rei Charles III ainda deve se encontrar com a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, antes de rumar para o parlamento escocês, onde receberá condolências dos membros.

PRESENÇAS

Ao menos 13 líderes mundiais – entre presidentes, primeiros-ministros de monarcas – já confirmaram presença no funeral de Elizabeth II, que acontecerá em 19 de setembro em Londres.

O presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, é um dos confirmados, além de Joe Biden, dos Estados Unidos, e lideres da Ásia. Veja aqui a lista completa.

O esquema de segurança preparado pelo governo do Reino Unido para o funeral é a maior operação policial da história do país.

FERÉTRO

O corpo da rainha Elizabeth II foi levado para o interior da Catedral de Saint Giles, em Edimburgo, na Escócia.

A cerimônia foi feita por oficiais fardados.

Entraram depois do corpo o Rei Charles III, a rainha consorte Camilla, o princesa Anne acompanhada do marido, o príncipe Andrew e o príncipe Edward, também acompanhado de sua cônjuge.

Antes do início da missa, o caixão foi colocado sobre uma mesa no centro do salão.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com