Cidades

Braúnas comemora 70 anos como 2º no ranking do PIB per capta da região

IBGE mostra indicadores de desenvolvimento do município nos últimos anos

BRAÚNAS – No coração de Minas Gerais, Braúnas completou 70 anos de história, neste dia 12 de dezembro, marcando uma trajetória de desenvolvimento e hospitalidade. O município está situado a 80 km de Ipatinga, revela sua vocação rural, enraizada em uma paisagem exuberante de represas, rios e cachoeiras. Mais do que belezas naturais está o posicionamento do município nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontando a cidade com o segundo maior PIB per capta da região e 86ª de Minas, em um universo de 853 municípios.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Para o analista de pesquisas Edmilson Firmino, da Tabulare, a excelente colocação de Braúnas em relação ao PIB per capta regional é uma demonstração de investimentos de políticas de públicas de desenvolvimento econômico local, ainda que o município seja porte modesto. “Esse número significa que tem circulado mais recursos financeiros no município, por várias fontes”, analisa o pesquisador Edmílson Firmino de Souza, autor do Atlas Pensar Vale do Aço. Segundo ele, além do salto no ranking em relação ao PIB, outros indicadores comprovam que Braúnas se encontra em desenvolvimento pleno.

Firmino de Souza que faz estudos econômicos de municípios mineiros, exemplificou que em apenas seis anos, o orçamento de Braúnas mais do que dobrou, passando de R$ 16 milhões para cerca de R $35 milhões. Mais uma constatação que tem chegado mais recursos na cidade, sendo revertidos na prestação dos serviços públicosde qualidade.

Braúnas compõe a região do Rio Doce, e abriga uma população de 4.441 habitantes. Com uma rica história, o município destaca-se por sua vocação agrícola, com atividades tradicionais como café, gado e culturas de subsistência.

DESENVOLVIMENTO SUTENTÁVEL

Sob a liderança do prefeito Jovani Duarte, Braúnas vive um momento de renovação e investimento. A administração municipal se se manteve sintonizada com a Agricultura Familiar, priorizando o pequeno produtor e o trabalho nas estradas rurais visando escoamento da produção. Somente neste ano foram realizados dois importantes calçamentos em trechos em morros críticos nas vias rurais. Dentre outras ações, a frota de veículos foi totalmente renovada, sendo contemplada ainda com mais um trator para auxiliar no plantio. Nesses últimos anos, o prefeito Jovani Duarte destacou a revitalização da praça Padre José Augusto, calçamento das vias principais, além do início das obras da creche municipal e o galpão do produtor rural que irá atender os agricultores familiares do município. “Estamos trabalhando para que cada vez mais a população sinta orgulho de viver em Braúnas. Sempre atuamos para que tivéssemos uma saúde de excelência, e nesse sentido, garantimos recursos para construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. Vamos continuar trabalhando em parceria com os deputados que sempre estiveram presentes na história do nosso município e buscando recursos aonde eles estiverem”, pontuou o prefeito.

PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Para o vice-prefeito Ibrahim Lourenço, Braúnas é referência para o município vizinhos no que tange a produção agrícola. “Hoje, celebramos não apenas o aniversário do município, mas também a acolhedora comunidade que moldou Braúnas ao longo de sete décadas. Unidos, seguimos cultivando o desenvolvimento com o compromisso da Prefeitura de Braúnas que é cuidar de pessoas para fortalecer o futuro”, disse Ibrahim.       

Além de sua rica história e perspectivas promissoras, Braúnas encanta com sua natureza privilegiada. Represas, rios e cachoeiras adornam a paisagem, convidando moradores e visitantes a desfrutarem da beleza natural.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com