Nacionais

Bolsonaro é ruim ou péssimo para 57%, avalia PoderData

(DO PODER 360) – O presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou em 2022 no mesmo patamar de avaliação dos meses anteriores. Pesquisa PoderData realizada nesta semana (2 a 4 de janeiro) mostra que 24% do eleitorado brasileiro acha o trabalho do presidente “bom” ou “ótimo” e 57% o considera “ruim” ou “péssimo”.

Os números mostram estabilidade. A taxa “ruim/péssimo” é a mesma registrada 15 dias antes. A “bom/ótimo” oscilou 1 ponto para cima, variação dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais da pesquisa.

No médio prazo, as curvas indicam que a avaliação do trabalho pessoal de Bolsonaro segue estável em patamar desfavorável ao presidente desde meados do 1º semestre de 2021. Naquele ano, Bolsonaro sofreu queda de popularidade de janeiro a março, quando o Brasil registrava aumento de mortes diárias pela 2ª onda da covid-19. A partir daí, a taxa de ruim/péssimo do presidente passou a oscilar na faixa de 54%-63%; a de bom/ótimo, de 27%-38%.

APOIADORES

Pesquisa PoderData realizada de 2 a 4 de janeiro de 2022 mostra que 36% dos que votaram em Jair Bolsonaro no 2º turno das eleições de 2018 agora consideram que o presidente faz um trabalho “ruim” ou “péssimo” à frente do governo. Os que hoje o avaliam como “ótimo” ou “bom” são menos da metade: 44%. …

Os dados são próximos dos registrados na última pesquisa, feita duas semanas antes, de 19 a 21 de dezembro de 2021. Na época, 29% dos que elegeram Bolsonaro mostravam-se insatisfeitos com o desempenho do chefe do Executivo.

Dentre aqueles que votaram branco ou nulo no 2º turno em 2018, a desaprovação do trabalho do presidente é de 73%. A avaliação negativa alcança 87% entre eleitores de Haddad, adversário de Bolsonaro no pleito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com