Cidades

Atingidos por barragem fazem ato pro justiça no Rio Doce

Data será marcada por Ato Regional na Ilha do Rio Doce e contará com debates sobre reivindicações e conquistas dos atingidos e atingidas

IPATINGA – A tarde de sábado (5) será mais um dia de luta para o Movimento dos Atingidos/as por Barragens (MAB). A data rememora os sete anos do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, de propriedade da Samarco (Vale\BHP Billiton) e contará com uma atividade regional na Ilha do Rio Doce, distrito de Caratinga, onde serão debatidos alguns pontos específicos da pauta nacional e local, sobretudo os efeitos das enchentes de rejeitos e acesso à água de qualidade.

De acordo com o integrante da coordenação nacional do MAB, Thiago Alves, neste ano, prossegue a reivindicação para que a Fundação Renova e as mineradoras cumpram seu papel e resolvam os problemas estruturantes que aumentam, a cada ano que passa, causando danos para milhões de pessoas na Bacia do Rio Doce.

“Estamos falando de má qualidade da água e do abastecimento, contaminações do ar e dos solos pioradas pelos efeitos das enchentes de rejeitos, retomada do trabalho e da renda para todos que moram nesta região e da garantia de moradia digna para aqueles que tiveram este direito violado, seja pela destruição dos rejeitos, seja pelos danos causados pelos canteiros de obras e outras intervenções”, destaca o coordenador.

Ainda segundo Thiago Alves, este é um dia de luta, de reafirmar as denúncias e as pautas da reparação integral e, também, de comemorar as conquistas fruto da luta organizada e coletiva, como “a volta do Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) para indígenas e diversas categorias, a devolução para os atingidos\as dos 10% pagos aos advogados\as no processo do Novel, o direito a reassentamento individual para comunidades não reconhecidas em Mariana, a divulgação dos relatórios que provam a contaminação, sobretudo de peixes, desmentindo as empresas envolvidas no crime, além da repactuação não ter avançado conforme o interesse das empresas envolvidas”, pontua.

ATIVIDADE REGIONAL

 Para reafirmar o compromisso com a reparação integral e celebrar as conquistas fruto da luta coletiva e organizada, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizará uma atividade regional na Ilha do Rio Doce, distrito de Caratinga. Na ocasião, também serão debatidos alguns pontos específicos da pauta da comunidade, sobretudo os efeitos das enchentes de rejeitos e acesso à água de qualidade.

“Contamos com a presença de todos e todas para fortalecer esta corrente de luta por direitos e a continuidade das conquistas, desdobrando em melhorias na vida dos atingidos\as e na recuperação total do Rio Doce”, convida Thiago Alves.

SERVIÇO

Encontro Regional dos Atingidos e Atingidas – “Quem planta luta, colhe vitória: atingidos\as escrevendo sua própria história!”

Data: Sábado, dia 5 de novembro de 2022.

Horário: 13h30 às 18h.

Onde: Ilha do Rio Doce, distrito de Caratinga na Rua Seis, 60 (ao lado do Areal Peixoto).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com