Cidades

Vereadores usam fita preta em homenagem a Rodrigo Neto

Além de usarem tarjas pretas nos braços, vereadores fizeram um minuto de silêncio pelo assassinato do radialista Rodrigo Neto

FABRICIANO – Por meio de uma iniciativa do 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF), vereador Xingozinho (PP), os 17 parlamentares da Casa Legislativa usaram tarjas pretas nos braços durante a Reunião Ordinária realizada na noite dessa terça-feira (12), no plenário, para protestar contra o assassinato do radialista Rodrigo Neto, ocorrido semana passada. Os vereadores, que chegaram a prestar um minuto de silêncio pelo passamento do repórter e bacharel em Direito, também aprovaram o Requerimento nº 57/2013, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Marcos da Luz (PT), e assinado por todos os parlamentares, que destina votos de pesar aos familiares do profissional de imprensa, morto a tiros na madrugada da última sexta-feira (8) em Ipatinga. No documento, cujas cópias serão encaminhadas aos órgãos de segurança pública, os vereadores pedem providências e apuração rigorosa para o caso.

“Todos os 17 parlamentares, independentemente da coloração partidária, nos acompanharam nessa manifestação de luto e utilizaram essa tarja preta durante a Reunião Ordinária da Câmara para demonstrar a nossa revolta e indignação com o que aconteceu com o repórter Rodrigo Neto, assassinado de forma covarde e brutal, na tentativa de se calar um profissional que sempre se pautou pela ética e pela verdade. Esse fato lamentável repercutiu no Vale do Aço, em todo o Brasil e até internacionalmente. Solicitaremos das autoridades competentes para que esse crime seja elucidado o mais rápido possível”, reiterou Xingozinho.

O presidente da CMCF, vereador Marcos da Luz (PT), ratificou que a Casa Legislativa enviará cópias do Requerimento 57/2013 à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (ALMG), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), à Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ipatinga e também aos órgãos de segurança pública, como as polícias Civil e Militar, e ainda pedirá uma apuração rigorosa dos fatos.

“O que aconteceu nos deixou atônitos. A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano vem a público manifestar a sua posição de consternação e pedir providências. De forma solidária, estamos participando desse movimento em busca da apuração, para que isso nunca mais volte a acontecer”, frisou o Chefe do Legislativo, que ainda lembrou a colaboração dada pelo radialista à CMCF durante a legislatura passada. “O Rodrigo Neto foi um grande colaborador da Comissão de Direitos Humanos aqui da Câmara, quando eu a presidi. Ele sempre atuou como um repórter investigativo, de pauta policial, extremamente contundente, que apurava os fatos e que contribuiu para denunciar vários crimes. O que ele falava não poderá se calar e a morte do Rodrigo Neto não poderá ficar impune”, complementou Marcos da Luz.

AQUICULTURA
De autoria do vereador Luciano Lugão (PSD), o Projeto de Lei (PL) nº 2.237/2013, que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar, foi aprovado por unanimidade na Reunião Ordinária dessa terça. A matéria também remete à utilização de recursos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Secretaria Municipal de Assistência Social para a promoção de ações de apoio e incentivo à atividade da piscicultura na fase de implantação – construção de tanques –, visando aumentar a produção e agregar renda às famílias rurais mediante os projetos específicos.

“Na região do Cocais, de grande importância para Coronel Fabriciano, estão os principais rios e nascentes do município. Com isso, há uma grande possibilidade de cultivo do peixe. Estivemos no Ministério da Pesca, em Brasília, junto com o Ministro Marcelo Crivella, trouxemos o projeto, nos reunimos com o Presidente Marcos da Luz, a matéria foi trazida para o plenário e acaba de ser aprovada. Aguardaremos a sanção da Prefeita, com quem também buscaremos uma reunião para fazer valer o direito daqueles que poderão cultivar peixes. O nosso mandato é popular, participativo e, acima de tudo, com responsabilidade para com a população fabricianense”, explicou Luciano Lugão.

Os beneficiários deverão ser produtores proprietários ou arrendatários de estabelecimentos rurais, assentamentos e agriculturas, localizados em Coronel Fabriciano.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com