Cidades

Vereadores trocam de partido dentro do prazo estipulado por lei

Dos atuais 19 eleitos, apenas 4 permanecem nos mesmos partidos

IPATINGA – Diversos vereadores mudaram de partido na Câmara de Ipatinga. Isto porque terminou no último sábado (5) a janela partidária. Os parlamentares devem concorrer à reeleição para o cargo de vereador já pelo novo partido no qual se filiaram.

A Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995) determina que os mandatos são dos partidos, não dos vereadores, e que estes são eleitos pelo modelo do voto proporcional. Porém, a legislação abre uma brecha, conhecida como janela partidária, que permite a troca de legendas seis meses antes do pleito, para que eles possam trocar de partido sem perder o mandato.

FIDELIDADE

Dos 19 vereadores, apenas 4 permaneceram no mesmo partido. As vereadoras Cida Lima e Cecília Ferramenta, ambas petistas, e o vereador Vianei que permaneceu no AVANTE, assim como o vereador Avelino Cruz que permaneceu no PP.

O AVANTE passou a contar com mais uma cadeira na Câmara de Ipatinga, já que Zé Terez saiu do PSL e filiou-se ao partido.

DANÇA DS CADEIRAS

Mudaram de partido os vereadores Ademir Claúdio, do MDB para o Cidadania e Adiel Oliveira do PMN para o PMB. Quem também passa a fazer parte da nova bancada no Partido da Mulher Brasileira é Welington da Floricultura, que deixou o PSC.

Toninho Felipe saiu do Cidadania e filiou-se no AGIR. Os vereadores Tunico e Nivaldo Antônio saíram, respectivamente, do Podemos e do PTC e passaram a fazer parte do PP e do PMN.

Hermínio Bernardo saiu do PSDB e filiou-se ao NOVO.

O partido União Brasil contará com duas cadeiras na Casa, as dos vereadores Coronel Silvane e Professor Ney, que saíram do PSC e PTC. O presidente da Casa, Ley do Trânsito saiu do PSD e filiou-se ao PL.

A vereadora Mariene Patrícia saiu do Patriotas e foi para o Republicanos.

O Chiquinho sai do PP e migra para o Cidadania e o vereador Daniel do Bem sai do PSD e passa a fazer parte do PV. Outro que também migrou de partido foi Fernando Ratzke, que saiu do Cidadania e filiou-se ao Rede Sustentabilidade.

Com as trocas, as bancadas do PT, PP, CIDADANIA e União Brasil passam a ter duas cadeiras cada uma na Câmara de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com