Cidades

Vereadores de Ipatinga recebem Plano de Saneamento Básico

Projeto deve ser encaminhado à Câmara nos próximos dias e é o último passo para publicação do edital da nova concessão

IPATINGA – O prefeito Gustavo Nunes e técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga (Sesuma) estiveram reunidos nesta terça-feira (12), no gabinete do Executivo, com representantes do Legislativo, para detalhamento da primeira revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico nos Eixos Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (PMSB).

O encaminhamento do projeto à Câmara de Vereadores é o último passo para a publicação do edital de Concessão dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Ipatinga.

TRANSPARÊNCIA

“Esse é mais um momento muito importante nesse processo. Temos cuidado para que tudo seja levado a conhecimento da sociedade e de seus representantes no Legislativo com total transparência, em todas as etapas. Realizamos um amplo estudo das metas e objetivos, fortalecendo os pilares alusivos aos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, visando, sobretudo, estabelecer proteções e garantias para a população quanto à regularidade e qualidade dos serviços”, destaca o prefeito Gustavo Nunes.

EDITAL E EXIGÊNCIAS

O prefeito salientou a importância do aval do Legislativo ao teor do Plano Municipal de Saneamento Básico, já aprovado pelo Conselho de Saneamento e divulgado em Audiência Pública, explicando: “Estamos alinhados para que Ipatinga seja uma cidade independente e plenamente atendida em termos de captação, tratamento e abastecimento de água, além daquilo que diz respeito ao esgotamento sanitário. A minha intenção é que o edital de concorrência para definição da concessionária prestadora dos serviços na área pelos próximos anos seja publicado ainda neste mês de dezembro. E a nossa ênfase é no sentido de que seja exigido da nova concessionária um atendimento de excelência à população, além da cobrança de uma tarifa mais justa”.

SISTEMA FALHO

Durante a exposição, entre vários outros pontos assinalados, o secretário adjunto da Sesuma, Heverton Rocha, observou que “Ipatinga experimenta hoje um um alto índice de desperdício de água, notadamente em virtude da falta de investimentos por parte da concessionária responsável pelos serviços, o que acaba impactando no valor da tarifa e também resulta em frequentes falhas no abastecimento, sacrificando os usuários”, comentou.

 Há quase meio século a Copasa opera os serviços de água e esgoto no município. A Companhia iniciou a sua relação com Ipatinga em 1974, sendo que em 1997 conseguiu viabilizar a renovação da concessão por mais 25 anos. O prazo do último contrato expirou em fevereiro de 2022.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com