Cidades

UAI é confirmada em Fabriciano

FABRICIANO – Em reunião realizada na quinta-feira (4), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, ficou confirmada a permanência aberta da UAI (Unidade de Atendimento Integrado) em Coronel Fabriciano, com todos os funcionários da MGS e todos os serviços prestados a população.

O encontro foi agendado pelo deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) com o secretário de Estado de Planejamento, Otto Levy Reis (foto, ao centro). A comitiva fabricianense foi liderada pelo vereador Marcos da Luz (PT) e contou com as presenças dos vereadores Thiago Lucas (PT), Dr. Sandro Araújo (PPS), Ronilson Burrinho (PSB) e Beto Cavaleiro (MDB). Outros parlamentares também enviaram manifestações.

MOVIMENTO

Desde a semana passada Marcos da Luz iniciou um movimento na cidade contra o fechamento da UAI. Na segunda-feira (1º) ele esteve pessoalmente com o vice-governador, Paulo Brant, solicitando que fosse revista a decisão. Neste intervalo, milhares de assinaturas foram colhidas por voluntários em abaixo-assinados impressos e em petições públicas na plataforma digital. Ao todo, cerca de 10 mil pessoas se posicionaram contra a desativação da unidade.

No início da conversa o secretário Otto Levy confirmou que a UAI por hora não será fechada, apesar de esta possibilidade ter sido objeto de estudo pelo governo visando redução de gastos. Ao final da reunião, ele gravou um vídeo confirmando a permanência da UAI na cidade.

EQUÍVOCO

O vereador Marcos da Luz entende que houve um equívoco e precipitação no planejamento de gestão, visto ser a unidade de Fabriciano uma das de custo mais baixo em toda rede de UAI’s no Estado.

Segundo ele, todos os parlamentares foram uníssonos em defender a manutenção da UAI em Fabriciano, reafirmando tratar-se de uma unidade consolidada, que funciona há mais de 10 anos em prédio próprio e que realiza serviços eficientes e de qualidade, atendendo com excelência cerca de mil pessoas por dia.

O contingente do público atendido pela UAI Fabriciano abrange ainda cidadãos de Timóteo, Jaguaraçu, Marliéria, Dionísio, Antônio Dias e cidades circunvizinhas. A presença destas pessoas em Fabriciano aquece o comércio e ajuda girar a economia local. A transferência dos serviços para a UAI PPP de Ipatinga causaria enormes prejuízos e maior ônus para os passageiros que precisam do serviço.

Apesar da notícia favorável, Marcos da Luz afirma que é preciso manter a mobilização: “temos que estar atentos e vigilantes, para que este assunto não volte a nos atormentar”. Ele enfatizou que valeu a luta e a pressão popular para manter a UAI na cidade. “Foi uma ação conjunta, que unificou a cidade em torno da pauta. Obrigado e parabéns a todos que participaram e contribuíram conosco nesta nossa luta!”, encerrou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com