Cultura

Teatro da Fundação Aperam Acesita recebe XII Seminário de Educação Inclusiva

O Seminário de Educação Inclusiva realizou sua 12ª edição sob o tema Protagonismo e Empoderamento como Fortalecimento da Inclusão Social. O evento foi aberto pelo presidente da Fundação Aperam Acesita. Em seu pronunciamento, o presidente falou que a realização deste seminário, é mais uma uma iniciativa de reafirmação da Aperam como importante aliada das pessoas com deficiência que encontram espaço para se qualificar profissionalmente e trabalhar na empresa.

A coordenadora do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa  Padre Jean Marie Lemaire (Creia), Sandra Peri, falou sobre a importância do Seminário por dar visibilidade às pessoas mostrando que são capazes, que têm poder e o direito de estar neste mundo como qualquer outro cidadão. É um espaço para essas pessoas mostrarem, seus talentos, sua competência, realizações pessoais e profissionais”.

“Participar deste evento pra mim é sinônimo de superação pelas dificuldades que temos, como no meu caso, pessoa com deficiência visual. Por meio deste Seminário, vamos nos fortalecendo, conquistando nossa independência, coragem, disposição e deixando de lado o medo, o receio de conviver em sociedade”, conta Patrik Pereira.

Pablo Romualdo dos Santos Almeida, que é surdo, trabalhou na produção do Seminário, “o evento é uma oportunidade de trocar experiências com amigos do Creia, de se ajudarem mutuamente e mostrar do que são capazes”.

PÚBLICO

O Seminário teve como público-alvo profissionais da educação da rede de ensino público e do privado, pessoas com deficiência, familiares e comunidade em geral. Autismo, Protagonismo Pessoal e Profissional, Equidade, Qualificação, Acessibilidade e Autonomia da Pessoa com Deficiência foram assuntos de destaque do evento.

O Seminário trouxe em sua programação o painel Protagonismo pessoal e profissional, com relatos de Josemar de Souza Araújo, vice-presidente da Adevita e aluno do Creia; da pedagoga e professora de libras Kelly Cristina Martins Moreira e da tecnóloga em Design de Interiores, Amanda Cristina Alves Batista. O evento foi encerrado com a palestra “Desconstruindo o Capacitismo e promovendo autonomia da pessoa com deficiência”, ministrada pelo filósofo e especialista em psicopedagogia, Wanderson Martins de Oliveira, autor do livro Capacitismo, que bicho é esse?, “uma autobiografia que fala sobre os desafios e benefícios da inclusão”, como define o escritor. 

O evento foi promovido pelo Centro de Referência de Educação Inclusiva Ativa (CREIA) e Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (Adevita), por meio da Prefeitura Municipal de Timóteo e os parceiros Fundação Aperam Acesita, Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano e Rotary Club de Acesita.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com