Economia

Supermercados da região vão funcionar no Carnaval

Empresas que não cumpriram horários especiais nas datas comemorativas de 2023 fecham apenas na segunda-feira, Dia do Comerciário 

IPATINGA – Supermercados e demais empresas no varejo alimentício do Vale do Aço poderão funcionar normalmente em quatro dos cinco dias de Carnaval, não tendo autorização para usar a mão de obra dos empregados apenas na segunda-feira (12), Dia do Comerciário, quando todo o comércio estará fechado. Já as chamadas “lojas de rua” de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, ou seja, aquelas que fizeram Horário Especial de Natal e ainda cumpriram expediente ampliado no restante das datas comemorativas de 2023, fecham no sábado (10), retomando as atividades normais na quinta (15).

As chamadas atividades essenciais, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, têm autorização para funcionar durante todo o Carnaval. No Shopping Vale do Aço, as lojas e o supermercado Coelho Diniz também ficarão fechados apenas na segunda-feira. Praça de Alimentação, cinema, academia e a farmácia, operam durante todos os dias de folia.

Conforme esclarece o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, popularmente é disseminada a informação de que o Carnaval é um feriado oficial prolongado, o que não está estabelecido por lei ou em qualquer decreto. “No Vale do Aço, estarão fechadas, neste Carnaval, apenas as empresas que cumpriram expediente ampliado durante todo o ano de 2023 nas vésperas de datas comemorativas, ou seja, usaram a mão de obra do empregado em muitas horas sem qualquer contraprestação pecuniária. Agora, durante a festa momesca, chegou a hora do empregado fazer as devidas compensações”, explica José Maria Facundes, presidente da entidade patronal.

DIAS

O Carnaval acontece nos dias 12/02 (segunda-feira) e 13/02 (terça-feira), além do dia 14/02, quarta-feira de cinzas. Outras informações sobre o funcionamento do comércio nestes dias podem ser esclarecidas por meio dos telefones do Sindcomércio nas três principais cidades do Vale do Aço: 3821-9020, 3842-2040 e 3849-4490.  

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com