Cultura

Rolando Boldrin morre em SP, aos 86 anos

SÃO PAULO – O ator, cantor e apresentador de TV Rolando Boldrin morreu hoje, aos 86 anos, na cidade de São Paulo. A informação foi confirmada pela mulher do artista, Patrícia Maia. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, mas a causa da morte ainda não foi informada. O corpo do artista será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo. A data e o horário ainda serão definidos pela família.

Nascido em 22 de outubro de 1936, Rolando Boldrin entrou para a história da cultura brasileira como um dos um dos grandes compositores, intérpretes e divulgadores da música brasileira “raiz”. O sétimo filho de uma família de doze irmãos deixou a cidade São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, aos 16 anos em busca do sonho de ser artista e se tornou ator de filmes premiados e de novelas vistas no Brasil inteiro e até no exterior, além de se tornar compositor, cantor, apresentador e um grande contador de histórias. Entre a década de 1950 e 1980, ele trabalhou em novelas da Band, RecordTV e Tupi, como as tramas “A Muralha”, “Pé de Vento”, entre outras, e conviveu ao lado de artistas importantes, como Lima Duarte, Laura Cardoso e Dionísio Azevedo. Seu último trabalho em novela foi na trama “Os Imigrantes” (Band).

A veia artística também fez o paulista lançar sua uma carreira musical. Ele estreou na música em 1960 como um participante do disco de Lourdinha Pereira, que viria a se tornar sua mulher mais tarde. Além de lançar seu primeiro álbum solo em 1974, “O Cantadô”, Boldrin fez sucesso no país com as músicas “Eu, a viola e Deus”, “Acorda, Maria Bonita”, Moda do fim do mundo”, entre outras canções.

Já como apresentador de TV, Rolando Boldrin colocou o rosto nas telonas a partir da década de 80 e esteve à frente dos programas “Som Brasil”, (TV Globo), “Empório Brasileiro” (Band) e “Empório Brasil” (SBT). Sua última atração foi o “Sr. Brasil”, na TV Cultura.

Rolando Boldrin também foi homenageado em tema do desfile da Pérola Negra no Carnaval de São Paulo, em 2010. Com o enredo “Vamos tirar o Brasil da gaveta”, a escola de samba da Vila Madalena faturou um décimo lugar no desfile. Ao seu site oficial, Rolando Boldrin se definia como um “homem de muitos talentos e personalidade”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com