Nacionais

Rejeição de Bolsonaro é de 47% e de Lula 41%

Pesquisa do Ipec divulgada na segunda-feira (24) pela Globo aponta que 47% dos eleitores brasileiros não votariam no atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), de jeito nenhum. O ex-presidente Lula (PT) tem 41% de rejeição.

Os números se mantiveram estáveis em relação ao levantamento anterior, de 17 de outubro, quando Bolsonaro tinha 46% de rejeição e Lula, 41%.

A pesquisa indica ainda que os que devem votar em Bolsonaro com certeza são 39% e os que podem votar no atual presidente são 8%. Outros 4% disseram que não conheciam o candidato o suficiente para opinar.

Lula, por sua vez, tem 44% de eleitores que dizem votar nele com certeza, além de 10% que afirmam que podem votar no petista. Outros 3% disseram não conhecer o ex-presidente o suficiente para opinar.

QUEM REJEITA

Os maiores índices de rejeição a Bolsonaro são registrados entre eleitores da região Nordeste (64%), com renda até 1 salário mínimo (57%), jovens de 16 a 24 anos (54%) e pessoas que recebem benefícios do governo federal ou vivem com beneficiários (54%).

Os grupos que mais rejeitam Lula são os eleitores que ganham mais de 5 salários mínimos (58%), evangélicos (55%), moradores da região Sul (51%), e com nível superior (50%).

Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 183 municípios entre sábado (22) e segunda-feira (24). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

IMAGEM

A pesquisa também revela que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 40% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 36% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram a gestão regular são 24%.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 17 de outubro, a avaliação positiva de Bolsonaro oscilou um ponto para baixo, enquanto as avaliações negativas e regulares oscilaram um ponto para cima, todas as três dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O cenário registrado na pesquisa, no entanto, é melhor que o identificado no primeiro turno, quando Bolsonaro chegou a registrar 29% de avaliações positivas e 47% de avaliações negativas, em 26 de setembro.

APROVAÇÃO

Bolsonaro tem maior aprovação do eleitor evangélico (50%), quem ganha mais de 5 salários mínimos (47%), tem ensino superior (44%) e vive na região Sul (44%).

A maior reprovação é registrada pelo eleitor do Nordeste (53%), que ganha até 1 salário mínimo (49%) e tem entre 16 e 24 anos (46%).

AVALIAÇÃO DE GOVERNO

O Ipec também aponta que 51% dos brasileiros, mais da metade do eleitorado, desaprovam a maneira como o presidente Bolsonaro está governando o país. Os que aprovam são 43%. Outros 6% não responderam ou não souberam responder.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com