Cidades

Menos horas no domingo obriga clientes a antecipar as compras

Supermercados e estabelecimentos do setor fecham às 13h no dia 24, em Ipatinga; Sindcomércio orienta que consumidores adiantem a ida às empresas de varejo alimentício 

Foto: Domingo até as 13h: consumidores de Ipatinga devem ir a supermercados com antecedência para que nada falte na ceia de Natal – Crédito: Arquivo DP

IPATINGA – As compras para a ceia de Natal, em Ipatinga, não poderão ser deixadas para as últimas horas este ano. A lei municipal 2.277 – que restringe o funcionamento do comércio no município até as 13h aos domingos –, obriga os consumidores a anteciparem a ida a supermercados e estabelecimentos do setor, que fecharão na hora do almoço no dia 24 e voltam a funcionar apenas na terça-feira (26).

Nesta quinta (21), sexta (22) e sábado (23), as empresas supermercadistas funcionam normalmente. Para o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, o impedimento legal das lojas no varejo alimentício de Ipatinga em ficar de portas abertas além das 13h aos domingos traz prejuízos, sobretudo, à população.

TENTATIVA DE NEGOCIAÇÃO

Uma nova legislação em Ipatinga, de 2017, alterou a lei de 2007, permitindo o funcionamento aos domingos depois das 13h, exclusivamente em vésperas de datas especiais do comércio e desde que negociado em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Tentamos insistentemente com o sindicato laboral firmar um acordo para que supermercados e empresas do setor pudessem funcionar, nos últimos dois domingos do ano, pelo menos até as 18h, mas não houve interesse”, informa o presidente do Sindcomércio.

MP

Duas reuniões de mediação chegaram a ser realizadas com o Ministério Público (MP), entre o Sindcomércio e os representantes dos comerciários, com o objetivo de dar fim ao impasse, mas foram concluídas sem uma composição viável para as partes. “Esgotamos as tentativas de dar ao consumidor, pelo menos, a tarde de domingo para compras em supermercados e estabelecimentos do setor, o que não foi possível. O que restou a nós foi ‘startar’ uma campanha incentivando os consumidores a adiantar, o máximo que puderem, as compras para a ceia de Natal”, explica Facundes, acrescentando que uma das ações levará propaganda volante nas ruas orientando os clientes.  

FABRICIANO E TIMÓTEO

Em Timóteo e Coronel Fabriciano, não há legislação municipal que restrinja a funcionamento das empresas até as 13h. Nas duas cidades, as lojas no varejo alimentício estarão abertas até as 18h, conforme definido em Convenção Coletiva de Trabalho.

Horário de Natal para o “comércio de rua”

O chamado “comércio de rua” das três principais cidades do Vale do Aço funcionará no mesmo horário estendido para o Natal, expediente ampliado das lojas que teve início nesta quarta-feira (20). Em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, nesta quinta e sexta-feira, as empresas deste segmento têm autorização para abrir

das 9h às 20h. No sábado (23), das 9h às 18h, enquanto no domingo (24), das 9h às 13h. Na terça-feira (26), a jornada de trabalho dos comerciários será normal: 09h às 19h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com