Nacionais

Médicos são executados no Rio e PF vai acompanhar investigação

Três médicos foram mortos em ataque em quiosque na Barra da Tijuca; irmão da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) está entre as vítimas fatais

Foto: Os médicos em imagem registrada momentos antes do ataque

RIO – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal acompanhe as investigações sobre a execução de três médicos ortopedistas em um quiosque na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (5). Um quarto médico foi baleado e hospitalizado.

Entre as vítimas está Diego Ralf Bomfim, de 35 anos, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Em uma rede social, Dino citou a “hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais” – Sâmia é casada com o também deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).

“Em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais, determinei à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio. Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso. Minha solidariedade à deputada Sâmia, ao deputado Glauber e familiares”, escreveu o ministro.

ACOMPANHAMENTO

Dino informou também por rede social que o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, irá ao Rio para acompanhar a fase inicial da apuração. Cappelli deve se reunir com o governo do estado e com a direção da Polícia Federal.

“Eu estou indo para a Bahia, reforçar ações lá. Reitero a minha solidariedade aos familiares de todas as vítimas”, disse Dino.

FAMÍLIA DEVASTADA

Os deputados Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ) divulgaram nota nesta quinta-feira (5) em que se dizem “devastados” pelo assassinato do médico Diego Ralf Bomfim.

A nota é assinada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), “delegada” por Sâmia e Glauber para responder à imprensa no momento.

“Queremos agradecer todas as mensagens de solidariedade e apoio, que vieram de todos os lugares. Evidentemente, Sâmia está devastada nesse momento terrível de perda e dor, assim como o seu companheiro Glauber Braga, que a acompanha neste momento”, diz a nota divulgada.

“Pelas imagens divulgadas pela imprensa, tudo indica que se trata de uma execução. Exigimos imediata e profunda investigação para descobrir as motivações do crime, assim como a identificação e prisão dos executores.”

O casal de deputados recebeu a notícia em Brasília e, até as 10h, ainda aguardava para viajar a São Paulo, onde Diego deve ser velado e sepultado.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou à GloboNews que o governo se solidariza com as famílias das vítimas – e que acha precipitado, no momento, estabelecer relações políticas entre a execução e os mandatos de Sâmia e Glauber.

“Eu acho que, primeiro, é precipitado a gente querer estabelecer qualquer relação política com esse crime bárbaro, assustador, com todas as características de execução, como já foi dito pela Polícia Civil, pelo governador do estado do Rio de Janeiro. Mas o governo federal, como já disse o ministro Flávio Dino, vai colocar todas as suas instituições, em especial a Polícia Federal, para apoiar qualquer tipo de apuração, contribuir com isso, dentro da responsabilidade institucional de cada órgão”, declarou Padilha.

CONHECIDO

Padilha, que é médico de formação e foi professor da Universidade de São Paulo (USP), disse ter conhecido o ortopedista Marcos Corsato – uma das vítimas fatais do crime. E classificou o caso como “absolutamente bárbaro”.

“Coordenei o núcleo da USP durante muito tempo na região Amazônica. Então nós estamos chocados, absolutamente bárbaro. Eu quero reforçar minha solidariedade à deputada federal Samia Bomfim, ao Glauber, que é casado com a Samia. E pode ter certeza, né, o Ministério da Justiça, a Polícia Federal, fará de tudo naquilo que cabe do ponto de vista institucional, da sua responsabilidade institucional, para apurarmos esse crime bárbaro e apoiar iniciativas já tomadas pelo governo do Rio de Janeiro e pela Polícia Civil, em especial”, disse.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, também publicou nota de pesar em uma rede social.

“Meus sentimentos aos familiares e amigos dos 3 médicos mortos no RJ ontem de noite, meus pensamentos estão com a deputada @samiabomfim que perdeu o irmão nesse crime. O Ministro @FlavioDino já determinou que a @policiafederal acompanhe as investigações. Que os responsáveis por esse crime sejam encontrados”, escreveu.

O CRIME

Três médicos ortopedistas morreram e um ficou ferido. O grupo foi baleado por pelo menos três criminosos em um quiosque na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, no início da madrugada desta quinta-feira (5).

Câmeras de segurança flagraram o crime. Um dos bandidos ainda voltou para o quiosque ao ver que um médico tentava fugir.

As vítimas eram de fora do estado e tinham viajado para o Rio para participar de um congresso internacional de ortopedia.

A Polícia Civil do RJ acredita em execução, já que nada foi levado e os criminosos chegaram atirando. Testemunhas contaram ainda que os bandidos nada falaram.

QUEM SÃO AS VÍTIMAS

. Daniel Sonnewend Proença, 32 anos: levado com vida para o Hospital Municipal Lourenço Jorge com pelo menos 3 tiros. Ele seria transferido para uma unidade particular.

. Diego Ralf Bomfim, 35 anos: morreu no Hospital Lourenço Jorge.

. Marcos de Andrade Corsato, 62 anos: morreu na hora. Ele faria 63 anos semana que vem e era diretor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

. Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos: fez aniversário nesta terça-feira e morreu na hora.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com