Cidades

Médica e alunos lançam livro sobre “Medicina Ambulatoria IX”

FABRICIANO – A dermatologista e médica cooperada da Unimed Vale do Aço, Dra. Tatiliana Geralda Bacelar Kashiwabara, lançou o livro “Medicina ambulatorial IX”. Com ênfase em dermatologia, a obra, construída a quatro mãos, traz o essencial da dermatologia para o atendimento à pacientes. Para a construção, além da cooperada, participaram outros médicos e acadêmicos da Univaço. Um próximo exemplar será lançado em outubro, focado na ortopedia.

PATOLOGIAS COMUNS

Com 86 capítulos, o título traz informações sobre as patologias mais recorrentes na dermatologia. “Medicina Ambulatorial” faz parte de uma coleção de livros dedicados a comunidade médica, com o intuito de desenvolver a prática profissional ambulatorial diária de forma sintética e atualizada, abordando as patologias dermatológicas mais frequentes e importantes. Os temas desenvolvidos são objetivos, de forma a facilitar a consulta e a aquisição de novos conhecimentos, possibilitando tornar nosso público mais resolutivo e assertivo. Ainda, de forma adicional, esse livro estimulou a produção científica dos seus colaboradores médicos e discentes, vislumbrando ampla oportunidade no crescimento científico”, escreveu a Dra. Letícia Guimarães na apresentação do livro.

INCLUSÃO DE ALUNOS

“Quando fui fazer o doutorado em Portugal, foi exigido ter três livros publicados e assim surgiu a ideia de incluir os alunos. São obras voltadas não apenas para a dermatologia, mas para vários temas da medicina, como pediatria, alergia, nutrologia. Para a construção do material, escolho os temas principais do dia a dia do médico de família. É um material de consulta rápida, um livro para se ter na gaveta do consultório”, explicou a médica.

AMADURECIMENTO ACADÊMICO

Ainda, de acordo com a cooperada, além de pontos na residência, a participação dos discentes no projeto contribui para o amadurecimento acadêmico e científico.

“Os alunos trabalham em duplas e aprofundam na pesquisa relacionada ao tema, trazendo um conteúdo com muitas referências. Após a entrega do material, faço a revisão e encaminhamos a diagramação. Em anos anteriores disponibilizávamos exemplares impressos e agora no nono livro produzimos a versão online. Para eles, enquanto estudantes, pesquisadores, médicos em formação, ter o nome em uma publicação é de extrema importância e credibilidade”, acrescentou.

Além da médica cooperada, participaram da construção do livro os doutores Márcio Henrique Moreira, Yoriko Bacelar Kashiwabara, Ysadora M. Bacelar Kashiwabara, Yutaka Bacelar Kashiwabara, Ludmila R. Kashiwabara.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com