Internacionais

Massa “nocauteia” Milei em debate na Argentina

As avaliações dos meios de comunicação da Argentina e do mundo são de que o candidato da coligação União pela Pátria, o governista Sergio Massa, venceu por nocaute o candidato do Liberdade Avança, Javier Milei, no debate televisivo realizado na noite de domingo, com uma gigantesca audiência no país. Por várias vezes, Massa colocou Milei contra as cordas e o questionou impiedosamente, sem que o adversário conseguisse sequer dar respostas.

Com propostas polêmicas como a dolarização da economia argentina, Milei é um extremista de direita que sobe aos palaques portando uma motosserra e com discursos que se assemelham aos de Jair Bolsonaro, no Brasil, caracterizados pela misoginia, machismo e defesa do armamentismo. Ele foi duramente foi acuado por Massa durante o confronto.

Segundo a imprensa estrangeira, Massa venceu o debate. De acordo com as análises de jornais como “El País”, da Espanha, do brasileiro “Folha de S. Paulo”, e do uruguaio “El Observador”, o candidato do União pela Pátria “impôs sua agenda” e “dominou psicologicamente” o adversário, qualificado como “apagado”.

Em um dos trechos do debate televisivo, Sérgio Massa perguntou a Milei

– Em 10 de dezembro, se tiver que conduzir a Argentina… Sabe o que é o GDE?

– A ver, explica-me.

– Desgraçadamente, quer ser presidente e são sabe o que é.

O mínimo diálogo é uma mostra do que foi em geral o debate presidencial: Massa interrogando e Milei desviando. A pergunta ocorreu durante o segmento “Trabalho e Produção”, quando o candidato da União pela Pátria perguntou sobre o Sistema de Gestão Documental (GDE), que faz todo registro de movimentos, autuações e expedientes do Setor Público Nacional. Sem responder, Milei tentou se desviar do tema com chicanas e comentários.

Ao fim, Massa sentenciou:

– Como vai apresentar uma lei se sequer conhece o sistema de trâmites do Estado.

A ilustrativa situação do que aconteceu no debate não é determinante para mudar a intenção de votos dos argentinos. Mas, sem dúvida, foi uma bela contribuição para que possam escolher com mais conhecimento sobre cada um dos candidatos no segundo turno no próximo dia 19.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com