Nacionais

Lula nomeia André Ramos Tavares e Floriano Azevedo para o TSE, diz Moraes

(DO UOL) – O presidente Lula (PT) nomeou André Ramos Tavares, ministro substituto do TSE, e o advogado Floriano de Azevedo Marques para integrar a Corte Eleitoral. A indicação foi anunciada hoje pelo ministro Alexandre de Moraes no encerramento da sessão plenária do STF. Os nomes foram levados ao presidente em uma lista quádrupla, definida pela Corte nesta tarde.

Quem são os nomeados para o TSE André Ramos Tavares: ministro substituto do TSE, Tavares busca ser “promovido” a titular. Ele foi nomeado no ano passado por Bolsonaro a partir de uma lista tríplice feita pelo STF — à época, era o favorito entre os ministros.

Floriano de Azevedo Marques: ex-diretor da Faculdade de Direito da USP e professor do departamento de Direito do Estado, Marques é amigo de longa data do ministro Alexandre de Moraes, que hoje preside o TSE. Inclusive, Moraes foi quem mais fez campanha pelo colega. O advogado também tem boas pontes com alas do PT e já criticou a Lava Jato no passado.

Além de deles, a lista apresentada para Lula incluía Daniela Borges e Edilene Lobo (que também tiveram 10 votos). Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo na OAB baiana. No Supremo, Daniela foi apoiada pela ministra Cármen Lúcia. Edilene é advogada é próxima de alas do PT, e se tivesse sido escolhida, seria a primeira mulher negra a ocupar o cargo de ministra no TSE.

André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques vão ocupar as vagas para ministro titular na categoria dos juristas, reservadas a advogados. Eles vão substitui Sérgio Banhos e Carlos Horbach. O mandato de ambos terminou na semana passada.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com