Cidades

Ipatinga: pistas de caminhadas e ciclovias recebem iluminação

IPATINGA – Depois de concretizar a substituição das lâmpadas convencionais por luminárias de LED, em quase 100% da rede pública da cidade, a Prefeitura de Ipatinga inicia nesta semana, a implantação de novos pontos de iluminação nas ciclovias e pistas de caminhada do município. As intervenções, feitas por meio do Programa ‘Mais Luz, Mais Segurança’ oferecem mais segurança a ciclistas e pedestres, além de representar uma economia de 30% aos cofres públicos.

Na quarta-feira (08), o prefeito Nardyello Rocha acompanhou parte da instalação das novas luminárias de LED na ciclovia do Iguaçu, que parte da empresa Honda, passando pelo CDP da Usiminas e chegando ao bairro Horto. Neste corredor de tráfego, com aproximadamente cinco quilômetros, cerca de 130 novos pontos de luz estão sendo instalados. Os postes já presentes no local são aproveitados e as luminárias são colocadas com a iluminação direcionada para as ciclovias. Até o final da intervenção, é esperada a implantação de mais de 300 novos pontos de luz, de 50 watts de LED, cada.

Após a instalação das novas lâmpadas de LED nas ciclovias, os profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) realizarão o trabalho de poda de árvores nas localidades.

SEGURANÇA

Passando em frente ao CDP da Usiminas, ciclovia que recebeu na quarta-feira (08) as novas lâmpadas de LED, Mário Henrique Martins (21), morador do bairro Horto, disse que diariamente usa a bicicleta como meio de locomoção, por estar sem carro e sem moto. Ele faz um percurso diário de aproximadamente 20km pelas principais ciclovias da cidade.

“Com os recursos que eu tenho hoje, ir de bike é a melhor opção pra chegar mais rápido. Tem algumas partes das ciclovias que percorro que ficam desertas e muito escuras à noite. Com as novas luminárias, vai ficar bem melhor, porque, durante o trajeto, se eu perceber alguma movimentação que me deixa inseguro, é bom que eu me adianto e mudo a rota por segurança”, comentou.

Nova iluminação nos trechos:

– Na rua Pero Vaz de Caminha, no bairro Bom Retiro, até a portaria da Usiminas no mesmo bairro

– Na avenida Crisântemo, no bairro Esperança, sentido bairro Ideal

– No Amaro Lanari, na altura da rotatória da antiga empresa Sobremetal, sentido bairro Bom Retiro

– Na Passarela do bairro Iguaçu, na altura da Peugeot, até a portaria da Usiminas, no Centro da cidade

Você também pode gostar