Cultura

Ipatinga debate cultura em sete plenárias do Fórum Setorial

Administração municipal reúne artistas, gestores e produtores para trocas de experiências e articulações

IPATINGA – Com o objetivo de fortalecer o setor cultural de Ipatinga e a sustentabilidade das cadeias produtivas da região, a administração municipal inicia nesta segunda-feira (8), na Biblioteca Pública Zumbi dos Palmares, no Centro, a abertura do Fórum Setorial de Cultura 2024. Serão realizadas sete plenárias temáticas e relevantes, cuja programação se estende até o dia 16 de abril. No transcurso do evento acontecerá também a eleição dos membros da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal de Cultura, gestão 2024/2026.

“Como dever constitucional, a Prefeitura de Ipatinga cumpre seu papel de contribuir e assegurar o desenvolvimento da cultura, da cidadania e da participação da sociedade na discussão das políticas públicas e de fomento do setor. Já a eleição do Conselho é o instrumento legítimo pelo qual o segmento é ouvido, representado e valorizado”, destaca o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira.

Podem participar das plenárias artistas, gestores, produtores e representantes de entidades ligadas à cultura, bem como pessoas interessadas na pauta. O Fórum Setorial é uma oportunidade valiosa para troca de experiências e de articulações. “É um espaço de acolhimento e união entre todos. O governo municipal se propõe a garantir a aplicação das diretrizes definidas durante o fórum. É assim que a gente trabalha, ouvindo a sociedade e aplicando, de forma justa e ágil, todos os recursos”, destaca o diretor do Departamento de Cultura, Wanderson Leandro da Silva Madeira.

TEMAS

O tema da primeira plenária, confirmada para esta segunda-feira (8), a partir das 18h, na Biblioteca Pública Municipal (rua Mariana, 119, Centro), é sobre audiovisuais. No dia seguinte, 9 de abril, às 18h, na sede do Museu Vivo (rua Água Potável, 398 A, bairro das Fontes), o debate será com os grupos mantenedores de festas tradicionais, entidades, instituições, associações, cooperativas e clubes.  

A terceira plenária do Fórum Setorial da Cultura está confirmada para o dia 10 de abril (quarta-feira), às 18h, também na Biblioteca Municipal. O público envolvido são músicos, produtores culturais, empreendedores e entidades de caráter multicultural, difusão, produção e fomento.

No dia 11 (quinta-feira), o tema do fórum é sobre teatro e circo. A plenária será às 18h, na Biblioteca Pública (rua Mariana, 119, Centro). A discussão sobre literatura será no dia 12 de abril (sexta-feira), às 18h, também na Biblioteca.

O fórum recomeça no dia 15 de abril (segunda-feira), com a plenária sobre dança, prevista para a sede da Híbridus (av. 28 de Abril, 621, Centro). Quem trabalha com artesanato e artes visuais (artes plásticas, artes gráficas, fotografia, mídias virtuais e rádio) vai se reunir no dia 16 de abril (terça-feira), às 18h, na sede da Casa do Artesão – Matizes (av. Macapá, 6, bairro Veneza).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3829-8059 ou 3829-8060.

Programação do Fórum Setorial de Cultura

Temas: Audiovisuais

Data: 8/04/2024 – Horário: 18h

Local: Biblioteca Pública Municipal

Rua Mariana, 119 – Centro

Temas: Grupos mantenedores de festas tradicionais / entidades, instituições, associações, cooperativas e clubes

Data: 9/04/2024 – Horário: 18h

Local: Sede Museu Vivo

Rua Água Potável, 398 A – bairro das Fontes

Temas: Música / produtores culturais, empreendedores e entidades de caráter multicultural, difusão, produção e fomento

Data: 10/04/2024 – Horário: 18h

Local: Biblioteca Pública Municipal

Rua Mariana, 119 – Centro

Tema: Teatro e circo

Data: 11/04/2024 – Horário: 18h

Local: Biblioteca Pública

Rua Mariana, 119 – Centro

Tema: Literatura

Data: 12/04/2024 – Horário: 18h

Local: Biblioteca Pública Municipal

Rua Mariana, 119 – Centro

Tema: Dança

Data: 15/04/2024 – Horário: 18h

Local: Híbridus Dança

Avenida 28 de Abril, 621 – Centro

Tema: Artesanato e artes visuais

Data: 16/04/2024 – Horário: 18h

Local: Casa do Artesão (Matizes)

Avenida Macapá, 6 – Veneza

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com