Policia

GAECO Regional deflagra operação Retomada contra tráfico de drogas

Operação cumpre 47 mandados de prisão e 52 de busca e apreensão, no Vale do Aço, Caratinga, Uberlândia, Contagem, Vespasiano, Conselheiro Pena e Palhoça (SC)

IPATINGA – O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), Regional de Ipatinga, em ação conjunta com a Polícia Civil, o Ministério Público, Polícia Militar e a Polícia Penal deflagrou nesta quinta (18) a Operação Retomada, buscando cumprir 47 mandados de prisão e 52 de busca e apreensão, no Vale do Aço (Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipaba e Santana do Paraíso) bem como nas cidades mineiras de Caratinga, Uberlândia, Contagem, Vespasiano, Conselheiro Pena, e ainda, no município catarinense de Palhoça. 

ORCRIM DO TRÁFICO

A ação é fruto de um Inquérito Policial, iniciado há mais de um ano, instaurado para investigar uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas, responsável por trazer grandes quantidades de entorpecentes para a região, e distribuí-las, principalmente, no Vale do Aço.

O GAECO, mediante o uso dos recursos de inteligência policial disponíveis, assim como pelo exercício de ações controladas que já resultaram em 28 prisões em flagrantes, apreensões de drogas num total de aproximadamente meia tonelada, 12 armas, carros e valores em dinheiro, somando em espécie cerca de 40 mil reais.

A operação conseguiu descortinar, de maneira integral, toda a cadeia da organização criminosa investigada, da base ao topo da pirâmide, individualizando a conduta de cada um de seus integrantes.

BLOQUEIO DE CONTAS

Com o escopo de buscar atingir a saúde financeira da organização criminosa, o GAECO conseguiu o bloqueio de várias contas bancárias dos investigados, assim como de pessoas que era “laranjas”, ou seja, utilizadas para lavar o dinheiro angariado com o tráfico de drogas.

Do mesmo modo, o GAEGO irá representar judicialmente para que os valores, os imóveis e os carros de luxo adquiridos por meio do tráfico de drogas sejam revertidos ao Estado de Minas Gerais.

OPERAÇÃO

A Operação coordenada pelo GAECO contou com a participação de 3 Promotores de Justiça e de 200 policiais da PCMG e PMMG, assim como do apoio aéreo de dois helicópteros e canil, de ambas as instituições de segurança pública.

 Os investigados irão responder pela prática dos crimes de associação ao tráfico, tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de capitais, cuja as penas máximas somam 43 (quarenta três) anos.

Participaram da entrevista, o Delegado, Gilmaro Alves Ferreira, Chefe do 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga, o Delegado do Gaeco, Fernando José Lima Barbosa, o Promotor de Justiça do Gaeco, Bruno Schiavo, o Promotor de Justiça, Paulo Elias, o Comandante da 12ª Região de Polícia Militar, Cel. Juliano Fabio de Lemos Dias, o Diretor Regional da Polícia Penal da 12ª RISP, Marilton Carlos dos Anjos Gonzaga, Investigador da PCMg, Guilherme Veloso e o Comandante da aeronave da PMMG, Gustavo.

Resultados da ação

21 presos

12 pessoas já presas com novo cumprimento de mandado de prisão

04 armas apreendidas

2 carregadores

Várias munições

01 veículo apreendido

Diversos materiais para preparo de entorpecentes

01 prensa hidráulica

várias porções de droga

01 máquina de cartão

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com