Cultura

Ecad faz ranking das mais tocadas no carnaval de Minas

Levantamento musical aponta “Eva” como a canção mais tocada em shows e trios elétricos no ano passado no estado mineiro 

BH – Passar o carnaval em Minas Gerais é sinônimo de diversão. Diferentes cidades do estado, como Belo Horizonte, Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina e São João del Rei promovem festas para foliões de todo o país com blocos, trios elétricos e eventos. A música é uma das estrelas da festa carnavalesca e, em 2023, o hit “Eva”, que embala com o refrão “Minha pequena Eva, o nosso amor na última astronave, além do infinito eu vou voar”, foi a música mais tocada em todo o estado mineiro em shows e trios elétricos durante o último carnaval. 

TOP 5

Um levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) apontou o top 5 do carnaval 2023 em Minas Gerais e também um panorama da arrecadação dos direitos autorais de execução pública de música no período carnavalesco no último ano. Em valores arrecadados de organizadores e promotores de shows e eventos na região, o total chegou a R$ 2,2 milhões em 2023, o que representa um crescimento de mais de 510% em comparação a 2022, quando o governo suspendeu o carnaval no estado. 

“A volta do carnaval em 2023, depois das restrições de 2022, foi representativa em termos de valores pagos em todo o estado. Este ano, teremos uma extensa programação de carnaval de rua em diversas cidades e diferentes eventos carnavalescos e temos reforçado junto aos organizadores das festas, tanto da iniciativa pública quanto privada, sobre a importância do licenciamento musical para remunerar compositores e artistas. É fundamental que todos valorizem os compositores e reconheçam a importância da música para os seus eventos e negócios”, disse Ênio Medeiros, gerente do Ecad que atende o estado de Minas Gerais.

CAMPANHA

Para o carnaval deste ano, o Ecad lançou sua campanha focada na conscientização sobre a importância do pagamento do direito autoral. Intitulada “Com música, a folia fica melhor”, a ação é voltada para quem vai utilizar música publicamente em programações e eventos carnavalescos, como organizadores e promotores de shows, trios elétricos, blocos de rua, prefeituras, boates, clubes e outros. A campanha, que conta com landing page, depoimentos de artistas, postagens nas redes sociais e envio de e-mails, reforça a importância da música para esses eventos e do licenciamento para executar músicas publicamente.

TOP 5 das músicas mais tocadas em shows e trios elétricos no Carnaval do estado de Minas Gerais em 2023

 Posição           Música                                      Autores

1                       Eva                                  Cartavetrata / Umto / Ficarelli

2                       País tropical                     Jorge Ben Jor

3                       Não quero dinheiro          Tim Maia, Praieiro e Manno Goes

4                       Arerê                                Gilson Babilônia / Alaim Tavares

5                       Parará (I’m soul good)      Diego Nascimento / Tomate

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com