Cultura

Diálogo entre o teatro do oprimido e educação em Ipatinga é tema de livro

Claudiane Dias, atriz e arte-educadora, lança obra nesta quarta (24) no Salão do Livro

IPATINGA –  O Salão do Livro recebe nesta quarta (24) a atriz e arte-educadora, Claudiane Dias, que lança, às 18h, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, o seu Diálogo entre o teatro do oprimido e educação no município de Ipatinga. A obra, segundo explica a atriz, fala do seu processo de aprendizagem ao longo das jornadas de formação artística, artista profissional e educadora, tendo sua prática focada na cidade de Ipatinga.

DIÁLOGO

“Diálogo entre o teatro do oprimido e educação no município de Ipatinga visa compartilhar o trabalho realizado em 2016, que buscou identificar e refletir sobre aspectos gerais e específicos acerca do Teatro do Oprimido e a Educação em Ipatinga, destacando os diálogos entre os dois campos”, enfatiza Claudiane.

A obra, conforme destaca a autora, “abarca a pesquisa realizada por ela, durante a graduação em teatro, pela Universidade de Brasília”.

Diálogo entre o teatro do oprimido e educação no município de Ipatinga já foi lançado em Governador Valadares, pelo Grupo Avatar, e na IX Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade. O livro pode ser retirado gratuitamente na biblioteca municipal Zumbi dos Palmares, Centro de Ipatinga.

MARACATU

Claudiane participa amanhã de mais uma atração do Salão do Livro,  Maracatu Brincante, que será exibido em três sessões – a primeira, de 9h30 às 10h; a segunda, de 14h às 14h30, e a terceira e última apresentação, de 15h30 às 16h.

O espetáculo é estrelado pelo Grupo Farroupilha, representando pela arte-educadora Claudiane Dias e pelas batuqueiras do Baque Mulher de Ipatinga, grupo feminino de maracatu de baque virado.

Claudiane conta que o Maracatu Brincante consiste em uma performance interativa para difusão de informações a respeito da obra e vida do autor Ziraldo. “Por meio de jogos e brincadeiras, ritmos e tradicionais cirandas de adivinhações, vamos engajando o público com fatos relacionados ao ilustre pai do Menino Maluquinho”

A atriz destaca que as perguntas sobre Ziraldo terão suas respostas armazenadas em uma cumbuca. “Essa atividade será muito divertida. Ela vai trazer curiosidades sobre as obras, personagens e biografia do autor.”

Durante a apresentação do Maracatu Brincante, Claudiane circulará em perna de pau pelo local do evento interagindo com o público. “Esse é um momento de convidar crianças e adultos a embalarem o movimento do maracatu, animar o Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas, que será palco do espetáculo”.

SERVIÇO

Maracatu Brincante. Amanhã (24) no Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas, de 9h30 às 10h; de 14h às 14h30, e de 15h30 às 16h.

Lançamento do livro Diálogo entre o teatro do oprimido e educação no município de Ipatinga, de Claudiane Dias, amanhã (24), às 18h, no Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas.

O acesso às atrações, que integram a programação do Salão do Livro, é gratuita, mediante agendamento escolar. Vagas limitadas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com