Cidades

Desembarque em locais de preferência para mulheres durante a noite é aprovado

Medida busca reforçar a segurança e a liberdade das usuárias no período noturno nos coletivos da cidade

IPATINGA – Em um passo significativo para a segurança feminina, a Câmara Municipal de Ipatinga deu seu aval, em segunda votação, ao projeto (PL nº 247/23) que permite às mulheres optar por descer em lugares de sua escolha no período entre 22h e 6h. O projeto é uma resposta direcionada ao conforto e à segurança das mulheres que utilizam os serviços de transporte público à noite.

O vereador Toninho Felipe, responsável pela proposta, expressou seu posicionamento em relação à iniciativa.  “O projeto atende aos anseios de inúmeras mulheres em Ipatinga que buscam sentir-se mais seguras em seus deslocamentos noturnos. Estamos empenhados para que Ipatinga seja uma cidade onde todas possam se mover com segurança, a qualquer hora.”

A PEDIDOS

O texto já aprovado estabelece que o desembarque em pontos de preferência para mulheres à noite deve ser comunicado com antecedência ao motorista, sem desvios do roteiro estabelecido. Existem, porém, exceções para áreas em que o estacionamento é proibido, devido a regulamentações de trânsito ou sinalizações específicas.

TREINAMENTO DE MOTORISTAS

Um aspecto relevante no documento aprovado é que as empresas de transporte público devem promover treinamentos específicos aos motoristas. Esse treinamento assegura que eles estejam atualizados quanto à nova permissão e saibam como agir apropriadamente. A proposta visa ainda estreitar a comunicação entre passageiras e condutores.

O documento, de acordo com o vereador Toninho Felipe, evidencia o comprometimento de Ipatinga em promover a igualdade de gênero e o bem-estar da população, sem descuidar da eficiência do sistema de transporte.

Com a aprovação em segunda votação, o projeto agora segue para a sanção. Se sancionado, Ipatinga se alinhará a outras cidades brasileiras que já adotaram iniciativas semelhantes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com