Cultura

Cultura Japonesa no Vale é atração na Estação Memória

Criações de alunos das oficinas do projeto inspiradas nas milenares artes nipônicas ficam em exibição até o início de dezembro 

Fotos: Tatiane Bispo/Eduardo Galetto (Cidade Nuvem)

IPATINGA – Criações dos alunos das oficinas de arte japonesa ministradas por meio do projeto Cultura Japonesa no Vale do Aço ficam em exposição até o dia 5 de dezembro na Estação Memória Zeza Souto, no Centro de Ipatinga. A mostra conta com intérprete de Libras e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

A exposição, que teve início na segunda-feira (20), reúne peças de Kirigami, marcadas por relevos tridimensionais a partir do recorte e dobras do origami; Oshibana, técnica de desidratar flores, folhas, galhos, frutas e verduras mantendo textura e cor original para a criação de quadros artísticos; Ikebana, que consiste na criação de arranjos com a utilização de flores, folhas, troncos e vasos, e Origami, que consiste na representação de seres e objetos com as dobras geométricas de papel sem corte e sem cola.

As obras são assinadas, em sua maioria, por alunos de escolas municipais e estaduais de Ipatinga contempladas com o projeto.

SOLENIDADE

A exposição foi anunciada na tarde de sábado (18) durante a solenidade comemorativa dos 50 anos da Tikufukai no Brasil, realizada no auditório da Aciapi, onde foram exibidos vídeos sobre a Tikufukai e as atividades desenvolvidas por meio do projeto Cultura Japonesa no Vale.

No evento, foram homenageadas personalidades que desempenharam papel fundamental no desenvolvimento do projeto Cultura Japonesa no Vale, Usiminas, o Instituto Usiminas, imprensa e muitas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da Tikufukai. 

O projeto Cultura Japonesa no Vale, criado com o intuito de fortalecer a consciência do desenvolvimento humano e cultural, é uma iniciativa dedicada a propagar os valores culturais dos nikkeis, descendentes de japoneses nascidos no Brasil.

LAÇOS

Além de reconhecer a significativa contribuição de indivíduos para o projeto, a cerimônia também prestou homenagem aos professores das oficinas de arte japonesa, que ajudam na transmissão de outros elementos culturais do Japão, promovendo valores humanos e estimulando o intercâmbio cultural.

A iniciativa, segundo Yoshiko Inoue Honda, reforça os laços de amizade entre Brasil e Japão, enfatizando a importância da colaboração e compreensão mútua entre essas duas nações. “Esse evento não apenas celebrou conquistas passadas, mas também inspirou o compromisso contínuo com a promoção da rica herança cultural japonesa no contexto brasileiro”, disse a diretora do Tikufukai, que estava acompanhada da família.

Yoshiko sublinhou que, após a pandemia, retomar o projeto foi muito enriquecedor e gratificante. “Foi com imensa alegria que voltamos a ver tantos sorrisos felizes de alunos aprendendo a cultura japonesa. O legado do nosso fundador, Tikufu Ota, que é ‘o amor às flores leva ao amor às pessoas e consequentemente a paz ao mundo’ se torna cada vez mais importante no mundo que estamos vivendo.”

SERVIÇO

Exposição Projeto Cultura Japonesa no Vale do Aço

Data e horário: visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h Local: Estação Memória Zeza Souto, na rua Belo Horizonte, n.º 272 – Centro Ipatinga.  Entrada franca

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com