Cidades

Consurge inaugura base do Samu Regional em Sardoá

Já são 20 bases descentralizadas instaladas na região para atendimento de Urgência e Emergência

SARDOÁ – O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Área de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge) inaugurou uma base descentralizada do Samu Regional em Sardoá. “Foi uma luta muito grande por esse Consórcio e Sardoá tem sido parceira, contribuíndo por 6 anos para termos o Samu Regional implantado e juntos salvarmos mais vidas”, destacou o prefeito de Governador Valadares e presidente do Consurge André Merlo.

O superintendente da Superintendência Regional de Saúde (SRS), Rômulo Gusmão reconheceu a importância da ampliação do serviço, conectado a uma rede de hospitais da macrorregião.                   Para a prefeita de Sardoá, Ivania Maia, a base do Samu é um ganho para a saúde da cidade e da região. “No atendimento de urgência e emergência o tempo é primordial, por isso ter esses profissionais a postos para atender os pacientes vai fazer toda diferença na assistência em saúde para todos que precisam deste serviço”, finalizou ela.

SAMU REGIONAL

O processo de descentralização das bases teve início em 2020. Agora já são 20 bases tendo como sedes Governador Valadares (PMAD) e Ipatinga (Corpo de Bombeiros). Ao final de todo processo serão 28 bases. As bases já instaladas funcionam 24h por dia e sete dias por semana. Contam com profissionais como, técnicos de enfermagem, condutores, socorristas.

O investimento em cada base é compartilhado. Os municípios ficam responsáveis pela parte estrutural e manutenção da base e do Consórcio entra com toda parte de recursos humanos, a mobília, o veículo (ambulância básica que gira em torno de 500 mil reais, com todos os insumos). O custo mensal estimado para manter uma base em funcionamento gira em torno de 60 mil reais.

As bases descentralizadas são: Aimorés, Vermelho Novo, Mantena, Resplendor, Tarumirim, São João Evangelista, Santa Maria do Suaçuí, Peçanha, Caratinga, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Dionísio, Virgolândia, Itanhomi, Mendes Pimentel, Santana do Paraíso, Antônio Dias e Sardoá.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com