Cultura

Conferência de Cultura de Timóteo elege representantes para esfera estadual

TIMÓTEO – O município de Timóteo realizou a Conferência Municipal de Cultura sobre o tema “Democracia e Direito à Cultura” no espaço do auditório Vereador José Paulo Viana (“Beijo”). O Subsecretário de Cultura, e atual presidente do Conselho de Cultura, Cláudio Gualberto, enfatizou que o município possui Conselho e Fundo Municipal de Cultura instituídos e que os desafios ainda são muitos para poder contemplar a todos os participantes inscritos na Lei Paulo Gustavo. O evento contou com a presença do prefeito Douglas Willkys que parabenizou os participantes e mencionou que é o desejo da administração ampliar os espaços culturais da cidade, como por exemplo, a reforma do Forno Hoffmann, como um espaço autêntico para manifestações culturais.

INSTITUCIONALIZAÇÃO

Os participantes ouviram a explanação da produtora cultural e consultora Leila Cunha. “Este evento está sendo realizado com objetivo de progredir na institucionalização da cultura no município e aprofundar o debate acerca das ações necessárias para garantir as políticas públicas”, afirmou Leila. Ela destacou ainda que é importante se pensar em políticas respaldadas em leis que garantam o respeito às manifestações culturais independente do gestor, do diretor ou do governo atuante. “Nós estamos falando de diretrizes que deverão ser estabelecidas para o município para os próximos 10 anos”, pontuou a consultora.

Leila Cunha lembrou que a última Conferência Nacional foi realizada em 2013 e, após 10 anos, houveram muitos retrocessos. “O Brasil regrediu em indicadores sociais que se traduzem em aprofundamento das desigualdades”, frisou.

Com o esclarecimento dos eixos temáticos propostos pela Conferência, os participantes estabeleceram as diretrizes em nível municipal, estadual e federal.

FÓRUM E DELEGADOS

Por uma exigência do Governo Federal e a partir da implementação da Lei Paulo Gustavo, a Conferência Municipal de Cultura de Timóteo tornou-se fórum legítimo para a promoção do debate sobre as políticas culturais com a participação da sociedade civil. O evento defendeu o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos à cultura. A iniciativa reuniu os fazedores de cultura e entidades culturais, que além dos interessados como os beneficiários dos recursos da Lei Paulo Gustavo, elegeram os delegados representantes do município que participarão da Conferência Mineira de Cultura, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com data prevista para dezembro de 2023. São eles: Elizabeth Gonçalves da Costa Guido, Janaína Araújo de Souza, Luís Fabiano dos Santos e Tarcísio Gonçalves Rocha como representantes da sociedade civil; Cláudio Gualberto e Thiago Félix de Souza Pereira como representantes do poder público, não existindo candidatos para a suplência.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com