Opinião

Como mudanças espirituais afetam a sociedade

(*) Wanderson R. Monteiro

No último artigo, falei sobre o evento acontecido na Asbury University, que ficou conhecido no último mês como “avivamento de Asbury”, e prometi que, neste artigo, eu falaria sobre alguns avivamentos bíblicos e da era moderna, e algumas consequências advindas desses avivamentos.

Na Bíblia, vários avivamentos foram registrados, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Um dos exemplos mais conhecidos e notáveis é registrado no capítulo 2 do livro de Atos dos Apóstolos. Após a ascensão de Jesus, seus discípulos receberam o Espírito Santo e começaram a pregar a mensagem do evangelho com poder e autoridade. O sermão do apóstolo Pedro durante esse evento foi tão impactante que tirou o chão e todos os alicerces nos quais se assentavam as crenças, as esperanças, e toda a vida de seus ouvintes, a ponto de eles perguntarem para aquele que vos falava: “o que faremos?”, pois as palavras do evangelho proferidas por Pedro em seu discurso no dia de Pentecostes foi tão impactante que destruiu em seus ouvintes todas as bases de sua crença autocentrada e, como consequência, destruindo o sentido que eles pensavam que suas vidas tinham. Então, após o discurso de Pedro, sem nenhum sentido de vida aparente, sem nenhuma razão aparente para continuarem sua jornada terrestre, a multidão pergunta a Pedro: “o que faremos?”, e Pedro, tacitamente responde: arrependei-vos e recebam a Jesus e, com Ele, o perdão dos pecados e o Espírito Santo. Após esse evento, a Bíblia relata que quase 3000 pessoas se arrependeram, e a igreja cresceu rapidamente. Além disso, o livro de Atos registra muitos outros avivamentos, como o que ocorreu em Samaria (Atos 8:4-17) e o que aconteceu em Éfeso (Atos 19:1-20).

Outro exemplo notável de avivamento na Bíblia ocorreu na cidade de Nínive, como é registrado no livro de Jonas. Jonas foi enviado por Deus para pregar a mensagem de julgamento e arrependimento para a cidade, e os ninivitas responderam com arrependimento e humildade. Deus poupou a cidade naquele tempo, mostrando sua graça e misericórdia.

Como podemos ver, os avivamentos bíblicos foram caracterizados por uma forte presença e, principalmente ação divina, e muitas conversões, resultando numa mudança completa na forma de vida das pessoas alcançadas por tais avivamentos, e isso se refletia na sociedade e na cultura de sua época, que eram modificadas aos poucos, em decorrência da mudança ocorrida na vida dessas pessoas que não se restringiu somente ao “calor do momento”, dando frutos por um longo período de tempo.

Além disso, outra característica comum dos avivamentos é a ênfase no arrependimento e na santidade. Os pregadores e líderes enfatizam a necessidade de se arrepender e abandonar o pecado para se aproximar de Deus. E usam assim como Pedro, da Palavra de Cristo para mostrar aos ouvintes o caminho que devem seguir, sendo essa, outra característica importante de um avivamento.

Já na história moderna, houve vários avivamentos significativos, que ajudaram a moldar a cultura religiosa do mundo ocidental. Por exemplo, o Grande Despertamento na América do Norte no século XVIII foi um dos avivamentos mais conhecidos da história moderna. Encabeçado por pregadores como Jonathan Edwards e George Whitefield, esse avivamento ajudou a transformar a cultura religiosa da América do Norte, e levou a um aumento no interesse pela Bíblia e na fundação de muitas igrejas e instituições cristãs. Esse avivamento ajudou a moldar a cultura da América do Norte e foi um precursor do movimento evangélico moderno.

Já na América do Sul, um avivamento muito conhecido ocorreu no início do século XX na cidade de São Paulo, conhecido como Movimento Pentecostal. Esse movimento foi liderado por vários pregadores pentecostais, incluindo o sueco Daniel Berg e o norueguês Gunnar Vingren. Eles pregaram a mensagem de batismo no Espírito Santo e “experimentaram” muitos “sinais e maravilhas”. O Movimento Pentecostal cresceu rapidamente no Brasil e em outras partes do mundo, e teve um grande impacto na cultura religiosa global.

Outro exemplo notável de avivamento ocorreu na Coréia do Sul no século XX. O avivamento coreano começou após a Segunda Guerra Mundial e foi caracterizado por uma intensa oração e pregação, levando a um grande número de conversões e igrejas crescendo rapidamente. A Coréia do Sul, hoje, tem uma das maiores populações cristãs do mundo.

Como podemos ver, os avivamentos são momentos significativos na história do cristianismo, que ajudam a moldar a cultura religiosa e transformar vidas. No entanto, também é importante reconhecer que nem todos os “avivamentos” foram perfeitos. Alguns “avivamentos” foram marcados por excessos emocionais, fanatismo e heresias. Portanto, é importante ter discernimento e avaliar cuidadosamente qualquer movimento religioso antes de se envolver com ele.

Como podemos ver, os avivamentos bíblicos, juntamente com os avivamentos modernos, trouxeram grandes mudanças, tanto dentro do meio religioso quanto fora dele. Assim sendo, como foi dito no último artigo, espera-se que o evento ocorrido em Asbury também traga consequências dignas de um verdadeiro avivamento, e isso só se saberá com o tempo.

Enquanto isso, se queremos tanto assim um novo e verdadeiro avivamento para nossa época, que possamos, nós mesmos, nos tornar verdadeiros agentes de mudança em nossa era, seguindo o exemplo dos cristãos que nos precederam nos avivamentos do passado, na esperança de que Deus, em Sua misericórdia, aja com benevolência com nosso povo, mudando toda a triste realidade de nosso mundo, – principalmente, a realidade do “mundo” religioso -, para engrandecimento de Seu Nome.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com