Nacionais

Comércio de Ipatinga já tem Horário Especial de Natal 

IPATINGA – Com o objetivo de garantir mais tempo aos consumidores que farão suas compras na semana de Natal, os sindicatos que representam os patrões e os empregados de Ipatinga assinaram, no início da tarde desta terça-feira (29), a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que define o Horário Especial do comércio para a data. De 19 a 23 de dezembro, segunda a sexta-feira, as lojas abrirão das 9h às 21h. Já no dia 24, sábado de Natal, o comércio funcionará cinco horas a mais, ficando aberto das 9h às 18h.

As 20 horas a mais trabalhadas na semana de Natal, conforme o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, José Maria Facundes, serão suficientes para que os empresários façam bons negócios. “Em 2016 há a peculiaridade de a véspera do Natal ser no sábado, dia em que o comércio funciona até as 13h. Negociar e conseguir dilatar o horário das lojas neste dia até as 18h, beneficiando aqueles que só podem comprar presentes na última hora, foi muito importante”, comemora o dirigente sindical.

COMPENSAÇÕES
As compensações para os funcionários das lojas que decidirem aderir ao Horário Especial começarão no dia 26 de dezembro, segunda-feira, quando o comércio abrirá as portas apenas às 13h. No dia dois de janeiro de 2017, também segunda, as lojas estarão fechadas. O restante das horas será compensado na terça-feira de Carnaval, 28 de fevereiro, e na Quarta-feira de Cinzas, dia 1º de março.

“O Horário Especial foi construído após colhermos sugestões dos comerciantes de Ipatinga. Acreditamos em boas vendas neste Natal, pois os lojistas investiram muito em estoque, lançamentos, treinamento dos funcionários e decoração das vitrines”, afirma José Maria Facundes.

PRORROGAÇÃO
O presidente do Sindcomércio lembra que nos dias em que houver prorrogação da jornada de trabalho serão respeitadas duas horas de intervalo para repouso e alimentação, exceto no sábado, quando a pausa no trabalho será de apenas uma hora. Mais sobre os termos firmados entre os sindicatos estão na Convenção Coletiva disponível em www.sindcomerciova.com.br. As negociações para o Horário Especial de Coronel Fabriciano e Timóteo continuam e devem ter um desfecho ainda esta semana.

Conheça os dias de feriados e pontos facultativos de 2017

– 1º de janeiro: Confraternização Universal
– 27 e 28 de fevereiro: Carnaval
– 1º de março: Cinzas (até as 14h)
– 14 de abril: Paixão de Cristo
– 21 de abril: Tiradentes
– 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho
– 15 de junho: Corpus Christi
– 7 de setembro: Independência do Brasil
– 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida
– 28 de outubro: Dia do Servidor Público
– 2 de novembro: Finados
– 15 de novembro: Proclamação da República
– 25 de dezembro: Natal

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com