Cultura

Circo Teatro Fool realiza 17º Encontro de Palhaços de Ipatinga

Evento promovido gratuitamente pelo Circo Teatro Fool entrega o Troféu Cacareco ao homenageado Othon Valgas

IPATINGA – O Encontro de Palhaços de Ipatinga é um dos eventos do calendário cultural do Vale do Aço, realizado sempre no fim de semana próximo ao dia 10 de dezembro, data em que se comemora nacionalmente o Dia do Palhaço. Criado e produzido pelo ator e ativista circense Luís Yuner, do Circo Teatro Fool, o Encontro de Palhaços reúne centenas de pessoas todos os anos no Parque Ipanema.

SOW DE VARIEDADES

O Encontro é um show de variedades, em homenagem aos palhaços e palhaças do Brasil, composto por artistas de diversos segmentos culturais do Vale do Aço. Uma grande programação vai alegrar o Parque Ipanema neste sábado (9), a partir das 13h, no Galpão 1, próximo ao parquinho.

Haverá um Aulão de Circo, ministrado pelo Grupo de Teatro Farroupilha, quando o público poderá experimentar a magia das técnicas circenses.

Às 15h será a abertura oficial do grande espetáculo. Luís Yuner, o palhaço Petit Gatão, é o apresentador da festa. Todo espetáculo será comandado pela “Charanga Circo Fool”, uma divertida banda musical de palhaços, que fará o público cantar e dançar através de um passeio pelo cancioneiro popular, com os músicos Junio Hendrik e mestre Geléia. No elenco de narigudos, os palhaços Risadinha, Bombrilho, Koínha, Gargalhada, Brigadeiro, Dândi, Pimentão, Pimentinha, Porfilho, Kakacreuza, Bolinha e Petit Gatão, prometem divertir e encantar o público com números de circo e memoráveis cenas da palhaçaria brasileira.

A programação conta ainda com apresentações de dança de Ju Ferraz e seu bailado árabe, e Núcleo de Dança-dor, de Jessé Rosa.

O Encontro prestará homenagem ao artista Othon Valgas, das Santinhas do Pau Oco, que também fará uma intervenção artística.

A programação completa pode ser acompanhada através das redes sociais do Circo Fool.

O ator Othon Valgas é o homenageado com o Troféu Cacareco nesta edição do Encontro

TROFÉU CACARECO

O Troféu Cacareco recebeu este nome em homenagem a Wilson Campos, o palhaço Cacareco, protagonista de uma trajetória em vários circos tradicionais do Brasil. Trapezista, equilibrista, palhaço e cantor, o artista se fixou em Ipatinga na década de 1980, e passou a trabalhar nos circos de bairro que itineravam pela cidade, ficando rapidamente conhecido como Palhaço Cacareco na região.

O Troféu Cacareco expressa com verdade todo o sentimento de gratidão e reconhecimento à história e obra dos homenageados. Importantes figuras de Ipatinga já receberam este troféu ao longo das edições do Encontro de Palhaços, dentre eles: Darcy di Mônaco, José Lopes Sobrinho, Ademar Coelho, José Rodrigues, Claudiane Dias e Didi Peres / Grupo Farroupilha, Natal do Vale, Sóstenes Araújo, Mestre Adão e professora Isaura.

HOMENAGEM

Em 2022, o nosso grande homenageado será o ator, diretor e produtor Othon Valgas, que está comemorando 35 anos de carreira, com importante contribuição artística à história do teatro em Ipatinga. Conhecido pelo público, Othon Valgas é arte e resistência cultural, e por isso receberá o Troféu Cacareco em 2023.

O evento é realizado, produzido e financiado pelo Circo Teatro Fool. Não possui patrocínio ou apoio financeiro de nenhuma instituição pública ou privada. Toda a programação e gratuita.

SERVIÇO

17º Encontro de Palhaços de Ipatinga

Data:  09/12/2023 – Sábado

Local: Galpão 1 do Parque Ipanema

Classificação: livre

Entrada franca

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com