Cidades

CEFET-MG Timóteo terá curso de Arquitetura e Urbanismo

Novo curso começa no 1º semestre de 2023, com oferta de 40 vagas; processo seletivo será divulgado em breve

TIMÓTEO – 2023 começa com a oferta de um novo curso de graduação no campus Timóteo do CEFET-MG: o bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. A oferta foi aprovada na última reunião do Conselho Diretor, em 20 de dezembro.

O diretor-geral, professor Flávio Santos, destaca que este é o primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo ofertado por uma instituição pública na Região Metropolitana do Vale do Aço. “O CEFET-MG mantém uma relação de parceria com a Prefeitura Municipal e a implantação deste curso atende uma demanda para ampliação de vagas de ensino superior no município com potencial para contribuir para o desenvolvimento da região”, afirma Flávio. Segundo o professor Erick Brizon, diretor do campus Timóteo, o município e seus vizinhos passam por um processo de expansão habitacional e a Instituição, através do tripé ensino, pesquisa e extensão, poderá colaborar. “O CEFET-MG pretende ser um polo gerador de estudos referentes à habitação e ao planejamento urbano no município de Timóteo e região”, explica. “Já existem projetos em parceria com cidades da região nessa área, porém ainda limitados em função da inexistência de uma graduação específica no campus”.

CURSOS DISPONÍVEIS

São ofertados, atualmente, em Timóteo, os cursos técnicos em Edificações, Desenvolvimento de Sistemas, Química e Metalurgia; as graduações em Engenharia de Computação e Engenharia Metalúrgica; e a pós-graduação em Engenharia de Materiais. A implantação da Arquitetura vem contribuir, de acordo com Erick, para a verticalização do ensino, aproveitando a expertise na área de Edificações. Ele lembra que estudantes deste curso muitas vezes já procuram a graduação em Arquitetura e Urbanismo em universidades de outras regiões. “Temos o curso técnico em Edificações e um quadro de professores qualificado, tanto para a formação básica inicial, quanto para a formação específica em Arquitetura”, afirma o professor Flávio Santos. “Este quadro deverá ser complementado na medida em que o curso avançar”.

Erick também destaca o diálogo entre os cursos ofertados em Timóteo. “As graduações em Engenharia da Computação e Engenharia Metalúrgica têm um grande potencial de diálogo com a Arquitetura e Urbanismo que, em seu constante processo evolutivo, vem absorvendo e promovendo o desenvolvimento de novas tecnologias, como realidade aumentada e internet das coisas, Big Data, Sistemas Adaptativos Complexos, entre outras ferramentas importantes para a análise urbana em cidades cada vez mais complexas”, afirma. “Há também a utilização de novos materiais de construção, o que conecta o curso ao mestrado em Engenharia de Materiais existente”.

A graduação em Arquitetura e Urbanismo terá 40 vagas anuais, com integralização prevista para cinco anos. A inscrição dos primeiros estudantes será por um processo seletivo próprio, que será divulgado em breve.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com