Cultura

Casa Laboratório promove “Programa Livre de Formação de Atores”

IPATINGA – Nos dias 16 de novembro e 09 de dezembro, os discentes do “Programa Livre de Formação de Atores” do Espaço Cultural Casa Laboratório, realizarão, no Teatro Zélia Olguin, sessões abertas dos espetáculos de formatura. No dia 16 de novembro tem “É Hora de Eleger Um Novo Rei”, às 20h. No dia 09 de dezembro, tem “TISTU”, às 16h e “O Auto da Compadecida”, às 20h. Todas dirigidas por Wallace Maciel. A versão adaptada do clássico de Ariano Suassuna é de Othon Valgas e as outras duas obras são assinadas pelo artista João Carlos Cardoso. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Espaço Cultural Casa Laboratório, localizado no 2º Andar do Shopping Vale do Aço.

Desde março deste ano, os alunos tiveram encontros diários na sala de ensaios do “Teatro do Centro Cultural Usiminas”, onde tiveram contato com diversos conteúdos ligados ao estudo da atuação cênica. Nesse último mês, as aulas retornaram ao“Espaço Cultural Casa Laboratório”, no Shopping vale do Aço, para ensaios técnicos na sala de espetáculo do projeto e ajustes finais dos espetáculos de formatura.

NOVOS ARTISTAS

Além de ofertar um programa de estudos práticos e teóricos em atuação, possibilitando aos discentes, uma experiência formativa em teatro, o programa estimula o surgimento de novos artistas, coletivos de arte e a formação de plateias mais críticas e capazes de dialogar com a diversidade artística que movimenta a cena cultural do Vale do Aço.  O programa destina-se a crianças, com idade compreendida, entre 07 e 12 anos, adolescentes com idade, entre 13 aos 17 anos e adultos, acima de 18 anos, oriundos das escolas públicas e comunidades da região e seu colar metropolitano.

A iniciativa é uma realização do “Espaço Cultural Casa Laboratório” e tem o patrocínio da Usiminas, através da “Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais”e o apoio do “Instituto Usiminas” e “Shopping Vale do Aço”. Integram a equipe do projeto, Mel de Faria na assistência de produção, Joab Sangi como Chefe de Palco, Diego Martins na coordenação artística e Rodolfo Bello na coordenação administrativa.

AÇÕES PERMANENTES

O Espaço Cultural Casa Laboratório é uma entidade, que através de seu equipamento cultural, promove, o desenvolvimento de ações permanentes que democratizam o acesso à arte e cultura para toda Região do Vale do Aço. O projeto que surgiu em 2008, através do incentivo da Usiminas, funcionou com seu espaço cultural no bairro Iguaçu, entre os anos de 2008 a 2017. A partir de 2018 se estabeleceu no Shopping Vale do Aço, onde multiplicou exponencialmente seu público, atividades e demandas artísticas. Em 2020 o espaço foi reconhecido como Ponto de Cultura pela Secretaria Especial da Cultura e em 2021, a entidade obteve o reconhecimento como de Utilidade Pública Municipal pela Câmara Municipal de Ipatinga. O espaço é um dos principais equipamentos culturais independentes, destinado as artes no Leste de Minas Gerais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com