Vida & Saúde

Campanha alerta para asma

Foto: Ação do Dia Nacional de Combate à Asma, no Parque Ipanema, em 2022

IPATINGA – A Asma é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que haja cerca de 20 milhões de asmáticos, dos quais 22% são crianças e adolescentes. Em Ipatinga, são cadastrados 2.056 pacientes no programa RESPIRAR infantojuvenil, que funciona em todas as unidades de saúde do município.

A asma é considerada um problema de saúde pública, sendo a quarta causa de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a médica pediatra Marina Ricardo Soares, responsável pelo programa RESPIRAR infantojuvenil. É essencial destacar que a doença demanda cuidados durante todo o ano, embora o inverno seja o período de maior risco de agravamento.

CONSCIENTIZAÇÃO

Entre todos os municípios brasileiros, poucos possuem um programa específico voltado para o cuidado de asmáticos, e Ipatinga se destaca como um deles. O programa RESPIRAR contempla crianças, adolescentes e adultos, oferecendo suporte necessário para o controle da doenca.

A conscientização sobre a importância do cuidado contínuo é fundamental para evitar condições de risco como perda de função pulmonar e até mesmo a morte.

“O controle adequado da doença permite, na maioria dos casos,  ter uma boa qualidade de vida e, no caso das crianças e adolescentes, brincar, correr, praticar esportes, enfim, ter uma vida ativa de acordo com a faixa etária”, complementa Marina. 

UBS

Em Ipatinga, o programa é desenvolvido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), contando com profissionais capacitados das Equipes de Saúde da Família (ESF) que realizam o acompanhamento dos pacientes por meio de consultas programadas. Já os atendimentos a adultos são realizados na Policlínica Municipal, mediante avaliação e encaminhamento das UBS’s.

A conscientização e o cuidado contínuo são fundamentais para o manejo eficaz da asma. Com o programa RESPIRAR, a Prefeitura de Ipatinga busca proporcionar um tratamento adequado aos asmáticos.

Em Ipatinga as ações de combate à asma serão evidenciadas no dia 22 de julho, às 15h, no Parque Ipanema.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com