Cidades

Câmara nomeia sala jurídica em homenagem a Selme Athayde 

Tributo reconhece os esforços e o legado de Selme Maria de Athayde, profissional do direito que serviu tanto a Câmara quanto a cidade de Ipatinga

IPATINGA – Em cerimônia realizada na quarta-feira (6), a Câmara Municipal de Ipatinga renomeou a sala do setor jurídico como “Sala Selme Maria de Athayde”, oficializando assim a Resolução nº 1199, aprovada em 21 de junho de 2023. A homenagem visa reconhecer os esforços e o legado de Selme Maria de Athayde, uma profissional do direito que serviu tanto a Câmara quanto a cidade de Ipatinga.

Durante o evento, o presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito, reiterou a importância da ex-servidora. “Estamos aqui para homenagear a doutora Selme, uma figura pública notável na área do direito. Ela trabalhou com seriedade, ética e dedicação, não apenas na Câmara de Ipatinga, mas em outros lugares também. Tive o privilégio de ser aluno dela”, disse o vereador.

Frederico de Souza, filho de Selme Maria de Athayde, também falou durante a cerimônia. “Gostaria de agradecer o presidente da Casa, à Tânia e a todos os assessores. Essa homenagem nobre e legítima a ela nos deixa muito agradecidos,” expressou.

Além da nomeação da sala, a Câmara também já havia aprovado a Lei Municipal nº 4.642, de 13 de julho de 2023, que denomina uma praça localizada na rotatória da BR-381 como “Praça dos Monumentos Selme Maria de Athayde”.

CARREIRA

Selme Maria de Athayde teve uma carreira jurídica distinta. Foi uma das primeiras servidoras da Câmara Municipal de Ipatinga, assumindo o cargo de Procuradora do Legislativo em 1972 e aposentando-se em 1991.  Também foi professora na Faculdade de Direito de Ipatinga (FADIPA).

Sua atuação foi especialmente notável na elaboração de pareceres jurídicos e na redação da Lei Orgânica do Município, em 1990. Em 2004, a Câmara de Ipatinga concedeu-lhe o título de Cidadã Honorária, em reconhecimento aos seus expressivos serviços prestados à cidade. Mesmo após a aposentadoria, ela retornou à Câmara, atuando como Chefe da Assessoria Técnica em 2007.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com