Opinião

A importância da literatura em nosso dia-a-dia

(*) Wanderson R. Monteiro

O Brasil é um país repleto de desafios, especialmente para os jovens que enfrentam obstáculos todos os dias, desde a educação, que sabemos que é tratada com tanto descaso em nosso país, até a procura por emprego, que desmotiva a muitos, quando estes se deparam com a falta de oportunidades. No entanto, há uma arma poderosa que pode ajudar os nossos jovens, e a nós mesmos, a superar esses desafios e a encontrar novas perspectivas e oportunidades de vida: a literatura.

Muitas vezes, os jovens podem se sentir desencorajados e desmotivados quando enfrentam as dificuldades do dia-a-dia. Podem achar difícil encontrar um caminho para o futuro, especialmente se não tiverem modelos ou bons exemplos em suas vidas. E é aí que a literatura pode fazer a diferença.

Ler é uma das formas mais eficazes de expandir a mente e ganhar novas perspectivas sobre o mundo, novas formas de enxergar as coisas. Através da leitura, podemos nos colocar no lugar de personagens que enfrentam desafios semelhantes aos que, muitas vezes, estamos enfrentando. Com isso, podemos aprender a lidar com problemas de maneiras novas e criativas, e encontrar soluções para os nossos desafios de vida.

A literatura também pode nos ajudar a desenvolver habilidades importantes, como empatia, pensamento crítico e comunicação. Quando lemos sobre personagens que são diferentes de nós, começamos a ser capazes de entender e apreciar outras culturas e perspectivas. Isso pode nos ajudar a nos comunicar de maneira mais eficaz com pessoas de diferentes origens e a desenvolver habilidades, como de liderança e resolução de conflitos.

Além disso, a literatura pode nos inspirar a explorar novas ideias e seguir novos caminhos. Podemos nos identificar com personagens que têm paixões e sonhos semelhantes aos nossos e encontrar motivação para buscar esses objetivos em suas próprias vidas. Em relação aos jovens, a leitura também pode ajudá-los a descobrir novas áreas de interesse e possibilidades de carreira que talvez nunca tivessem considerado antes, abrindo, assim, um leque de oportunidades e de novas escolhas.

Em um país como o Brasil, onde muitos jovens enfrentam inúmeros desafios e, por não saber como lidar com eles, acabam se tornando “jovens problema”, a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de transformação, mostrando-os caminhos e perspectivas de vida que antes eram inimagináveis. Ela pode lhes dar a coragem e a determinação de lutar por um futuro melhor para si mesmos e suas famílias. Ao ajudá-los a ver o mundo de maneiras novas e diferentes, a literatura pode transformar suas perspectivas e abrir portas para novas possibilidades.

É inegável que a literatura é uma força poderosa para mudar a vida das pessoas. Ao ler livros que nos inspiram, educam e desafiam, podemos encontrar novas maneiras de lidar com os desafios da vida cotidiana e encontrar caminhos para um futuro melhor. A literatura pode transformar a visão e a perspectiva de vida dos jovens, e de todos aqueles que encontram nela um de seus prazeres, e dar-lhes um novo começo para alcançar seus sonhos e objetivos, expandindo toda a sua visão de mundo.

Que nós, como sociedade, venhamos a descobrir e dar a verdadeira importância às grandes obras literárias, e a literatura, como um todo, aprendendo a enxergar a literatura como um importante caminho para mudar a forma de como muitos de nossos jovens enxergam a vida e o mundo ao seu redor, lhes dando novas perspectivas e oportunidades de vida.

(*) Wanderson R. Monteiro é bacharel em Teologia, graduando em Pedagogia e acadêmico correspondente da FEBACLA. Coautor de 4 livros e vencedor de três prêmios literários.

(dudu.slimpac2017@hotmail.com)

São Sebastião do Anta – MG

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com