Nacionais

Youssef envolve partidos nas propinas da Petrobras

Arquivo DP

CURITIBA
– Em depoimento perante a Polícia Federal, o doleiro Alberto Youssef disse que o PP, o PT e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque receberam dinheiro de um dos investigados na Operação Lava Jato. As declarações, prestadas em outubro do ano passado, foram divulgadas após decisão do juiz federal Sergio Moro de retirar o sigilo dos depoimentos dados em acordo de delação premiada.

Permanecem sob sigilo as partes dos depoimentos que envolvem autoridades protegidas por foro privilegiado. Pela Constituição Federal, deputados federais, senadores e ministros de Estado devem ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF); governadores, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ); e prefeitos, pelos tribunais de Justiça.

Youssef disse que entregou dinheiro em dois escritórios do consultor Júlio Camargo, em São Paulo e no Rio de Janeiro, após trazer para o Brasil valores enviados por Camargo ao exterior. O doleiro relatou que, antes de repassar o dinheiro ao consultor, “retinha o percentual devido ao PP”, a Paulo Roberto Costa e a João Claudio Genu (ex-assessor do PP).
Em alguns depoimentos, o doleiro detalha a relação de Dirceu com Julio Camargo, nos quais afirma que são amigos. Youssef relatou que Dirceu utilizou o avião de Camargo diversas vezes, após a saída do petista da Casa Civil, em 2005.

REPÚDIO
Em nota à imprensa, o ex-ministro José Dirceu repudiou  as declarações de Yousseff de que teria envolvimento com Julio Camargo ou com empresas investigadas pela Operação Lava Jato. Ele negou ter representado o PT em negociações com Camargo ou construtoras e disse que depois que deixou a chefia da Casa Civil, em 2005, sempre viajou em aviões de carreira ou por empresas de táxi aéreo. A nota também destaca a ausência de provas das acusações.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com