Cultura

Xerimbabo abre inscrição para exposição cultural

IPATINGA – A partir do dia 15 de julho, educadores já poderão inscrever suas escolas para visitar a exposição cultural “Porandubixuera – a arte do Brasil Natural”, apresentada pelo Governo de Minas e patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A mostra acontece de 5 de agosto a 3 de setembro como parte integrante das atividades do 30º Projeto Xerimbabo Usiminas, ano em que é celebrado mais um marco na história da ação pioneira em educação ambiental na região.

Ao completar “Trinta Xerimbabos”, como se propõe o tema em 2014, todas as gerações de visitantes podem ver a trajetória vitoriosa do projeto contada em suas abordagens. “Nesta edição dois focos se interligam: o primeiro narra os trinta anos do Xerimbabo, quando todas as abordagens sempre tiveram como pano de fundo a natureza, a partir de uma visão animal e vegetal como parâmetros para um ser humano melhor; o segundo tema narra a história do Brasil sob o ponto de vista também da biodiversidade nativa, dentro das perspectivas artística, histórica e cultural”, ressalta o curador da exposição cultural, Lélio Costa e Silva.

O gerente-geral de Meio Ambiente da Usiminas, Pedro Luis Ribeiro, destaca o alcance do Xerimbabo nestas três décadas, quando 2,4 milhões de participantes, entre educadores, estudantes e comunidade geral já passaram pelo Centro de Biodiversidade da Usipa, onde acontecem as atividades. “Os resultados atestam que a educação ambiental, realizada de maneira transdisciplinar, pode reconciliar o ser humano com o universo, contribuir efetivamente para que façamos a diferença em nossos espaços”, ressalta.

“PORANDUBIXUERA”
A palavra presente no tema da exposição cultural faz parte do vocabulário tupi antigo, que significa “contador de histórias”. Assim, os trinta anos do projeto celebram também as origens naturais do Brasil em sintonia com o nome “Xerimbabo”, usado na linguagem indígena para falar “animal de estimação”.

EXPOSIÇÃO CULTURAL

Período: 05/08 a 03/09
Local: Centro de Biodiversidade da Usipa
Horário: segunda a domingo, das 8h às 17h
Agendamento para visitações coletivas (escolas, instituições e empresas): (31) 3801.4389
Mais informações: www.usiminas.com/xerimbabo

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com