Cidades

Voluntários de Ipatinga testam vacina contra dengue

IPATINGA – O município está entre as 63 cidades selecionadas no país para participar do projeto do Ministério da Saúde para elaboração de uma vacina contra a dengue. A ação iniciou no sábado (15), no Dia D de Vacinação Infantil, pelas Unidades Básicas de Saúde do Bethânia e do Jardim Panorama. Pelo menos 130 voluntários tiveram amostras de sangue coletadas no primeiro dia. O objetivo é desenvolver a melhor estratégia de introdução da vacina no Brasil.

Até o dia 31 deste mês a meta do município é coletar 1.022 amostras de pessoas a partir de um ano com até 20 anos de idade. A pesquisa é coordenada pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), em parceria com especialistas de diversas universidades. O estudo é aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de São Paulo e está a cargo da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). A coleta é segura e rápida e acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga (veja o calendário).

VOLUNTÁRIOS
Dentre os participantes da pesquisa, estão os irmãos Caíque Brenner, 17, Thiago da Silva, 15, e Cátia da Silva, 13 anos. Os adolescentes moram no bairro Bethânia e compareceram, voluntariamente, à unidade de saúde para a coleta no último sábado. “É bom saber que você pode ajudar para acabar com uma doença. É rápido e muito tranquilo”, comenta Caíque, o primeiro da família a doar a amostra. Segundo a mãe, Rosalina Cândida, os cuidados na casa para se evitar o mosquito são rigorosos e nenhum dos três teve a doença até o momento. Para participar, os voluntários devem ter entre um e 20 anos de idade e comparecer na unidade de saúde no dia programado para a coleta, realizada no horário de 8h às 11h.

Os voluntários também podem ir aos postos de coleta do laboratório Acil, credenciado pelo Ministério da Saúde para o estudo em Ipatinga. Importante levar um documento de identificação. Os participantes e/ou seus responsáveis assinam um termo de consentimento, elaborado pela Unifesp. A amostra é analisada no laboratório estadual e o resultado também será entregue ao voluntário quando ficar pronto. A vacina está em fase de produção.

Calendário

17/08 (2ª feira) – Unidade Básica de Saúde do Limoeiro
18/08 (3ª feira) – Unidade Básica de Saúde do Vila Militar
19/08 (4ª feira) – Unidade Básica de Saúde do Bom Retiro
20/08 (5ª feira) – Unidade Básica de Saúde do Canaã
21/08 (6ª feira) – Unidade Básica de Saúde do Veneza
27/08 (5ª feira) – Unidade Básica de Saúde do Caravelas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com