Cidades

Viveiro distribui mudas de Citronela

Mudas de citronelas já podem ser retiradas no Viveiro Municipal

 

IPATINGA – A Prefeitura Municipal pretende distribuir à população cerca de mil mudas de citronela, repelente natural contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Em 2011, a administração municipal, por meio da Infrater, adquiriu matrizes certificadas da planta que, desde o mês de setembro, são cultivadas no Viveiro Municipal. Mais de 2.500 mudas já foram plantadas nas 37 escolas públicas e 19 unidades de saúde do município.
Após o prazo de três meses, tempo necessário para o cultivo de outras mil mudas, a administração municipal anuncia a distribuição da citronela a partir desta quinta-feira (1º). A ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e de Saúde faz parte da campanha “Citronela no Combate à Dengue”, mais uma iniciativa da Prefeitura de Ipatinga na luta contra a proliferação de focos do mosquito.

CADASTRO
Os interessados em cultivar a citronela em suas residências devem realizar o cadastro no Departamento de Meio Ambiente (Demam), no 5º andar da Prefeitura. “Após o registro, uma autorização será entregue para que a pessoa busque a muda no Viveiro Municipal. Os cuidados necessários serão informados e a forma como multiplicar a muda também”, afirma o diretor do Demam, José de Arimatéia Lopes, o Tim.
O gerente de Parques e Jardins da Prefeitura de Ipatinga, Doriedson Botelho, explica que cada muda pode se multiplicar inúmeras vezes.
A secretária de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Cláudia Brum, esclarece sobre os benefícios desta planta. “Quando plantada nos vasos ou canteiros, a citronela cresce cerca de 50 centímetros, criando uma barreira natural contra os mosquitos. Seus princípios ativos funcionam em conjunto para afastar os mosquitos. Vale lembrar que a citronela tem um odor agradável para os seres humanos, e é eficaz para manter os insetos à distância, que não suportam o aroma que a substância exala”, aclara.
Outras informações pelo telefone (31) 3829-8079.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com