Cidades

Vida Plena da LBV contribui para envelhecimento com qualidade

Em Ipatinga, instituição oferece diversas atividades que visam a contribuir para a saúde física e mental dos atendidos

 

IPATINGA – O envelhecimento é um processo natural da vida e é nesse momento que as relações sociais se tornam ainda mais importantes. Participar de momentos de lazer e ludicidade, em um espaço agradável, de troca de experiências, é fundamental para um envelhecimento saudável.

Uma rotina ativa com tarefas simples, como caminhadas de baixa intensidade, cuidar do jardim, jogos e brincadeiras em grupo, leitura, bordado, música, dança; o lazer em geral, proporciona uma melhora na saúde dos idosos em diversos aspectos, auxiliando no afastamento de doenças comuns dessa faixa etária.

Na questão física, as atividades podem contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, para a mobilidade, flexibilidade, força muscular e equilíbrio corporal; além de ajudar na memória e no raciocínio. Já no aspecto emocional, os exercícios de lazer ajudam a combater o desânimo, o sentimento de solidão, a depressão e diminuem a tendência ao isolamento.

VIDA PLENA

Diante disso e pensando em contribuir para uma boa qualidade de vida na terceira idade, a Legião da Boa Vontade (LBV) em Ipatinga, oferece em seu Centro Comunitário de Assistência Social o programa Vida Plena, onde são oferecidas diversas atividades como: dinâmicas, rodas de conversa, passeios culturais, danças, artesanatos, palestras, e entre outros.

“No grupo, os idosos têm a oportunidade de compartilhar ideias, experiências e assim, fortalecer o vínculo afetivo. O objetivo desse trabalho será de desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, no fortalecimento dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social”, destacou a assistente social da LBV, Cristina de Vasconcelos.

ACOLHIMENTO

O programa é destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, e os encontros acontecem semanalmente na Instituição. “Conhecer a LBV está sendo muito bom para mim, principalmente as novas amizades que estou fazendo. Estou gostando de tudo e só tenho que agradecer, primeiramente a Deus, e a todos da LBV pela atenção, carinho e cuidado que tem com todos nós. Sempre fazemos atividades que ajudam muito em nossa saúde, além dos passeios legais a lugares que eu nem conhecia”, comentou  Maria Lourdes José da Costa dos Santos, de 65 anos.

Para Rosário de Souza Carvalho, de 78 anos, as atividades das quais participa tem contribuído para a melhora de sua saúde do corpo e da mente. “Estou gostando muito de participar, está sendo muito útil, porque gosto de fazer amizades e estou tendo a oportunidade de conhecer novos amigos. Apesar de ser só eu de homem não me sinto sozinho. Gosto de fazer todas as atividades, principalmente as ginásticas, porque assim não fico muito parado, e cada vez sinto meu corpo melhor por causa disso”.

EXERCÍCIOS

Quanto as atividades físicas, a educadora social da LBV, Greyce Santana, destaca que com a prática, o idoso tem a possibilidade de melhorar a sua coordenação motora e reflexos, relaxar, e estar em contato com outras pessoas. “Ele recupera a confiança em si mesmo e fortalece o seu corpo. Atenuando assim os riscos de possíveis quedas, possibilitando uma melhora na qualidade de vida. É um direito assegurado pelo estatuto do idoso: Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade”.

INSCRIÇÕES

Para realizar a inscrição, basta ligar e agendar dia e horário. Com a data marcada, basta dirigir-se ao Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, com os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço.

A Legião da Boa Vontade oferece em Ipatinga um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes, idosos e suas famílias em situação de vulnerabilidade social.

SERVIÇO

Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Telefone: (31) 3822-8600.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com