Cultura

Vida de Padre Abdala será contada em livro

TIMÓTEO – O trabalho espiritual e de militância às causas ligadas à justiça social do Padre Abdala Jorge será retratado pela escritora timotense Margarida Drumond em livro. A obra está em fase de construção, sendo que a escritora iniciou as pesquisas biográficas em março desde ano. A previsão é de que o livro seja lançado em 30 de julho de 2018, data do sexto aniversário de falecimento do religioso.
Nascido em São João Del Rei em 19 de julho de 1927, José Abdala Jorge foi ordenado padre em 30 de novembro de 1952, vindo para Timóteo no mês de janeiro do ano seguinte. “ Ele exerceu toda o seu ministério sarcedotal na Paróquia São José, na tradicional igrejinha da Praça 1º de Maio. Além da sua importância como religioso, Padre Abdala teve papel marcante na história do desenvolvimento do município, tanto nos aspectos sociais de atendimento ao menos favorecidos quanto no envolvimento na luta a favor dos trabalhadores e pelos seus posicionamentos políticos”, destaca Margarida Drumond, justificando a relevância de registrar a história do Padre Abdala.

OBRAS
A escritora timotense, que reside atualmente em Brasília, possui diversas obras literárias e quatro biografias: “Pegadas no tempo”, sobre seus pais Margarida Drumond Bowen e Manuel de Assis Bowen, pioneiros de Timóteo; “Padre Antônio de Urucânia, a sua benção”, sobre a história do Padre Antônio Ribeiro Pinto; “Dom Luciano, especial dom de Deus” biografia do arcebispo Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida; e, o mais recente, “Dom Lara: vida de amor, testemunho de caridade”, sobre o bispo redendorista Dom Lelis Lara.
O trabalho de pesquisa tem como foco as histórias orais dos fiéis e pessoas que conviveram com o religioso, documentos da própria igreja católica, arquivos pessoais e de entidades sindicais e políticas que foram apoiadas pelo padre. Margarida Drumond pretende editar o livro com o apoio do empresariado e da própria comunidade. “Vamos fazer a pré-venda do livro a preço de custo para bancar a edição da obra. Os interessados poderão entrar em contato pelo site www.margaridadrumond.vai.la e pelo telefone (61) 98607 76 80”, informa a escritora.
O livro sobre Padre Abdala abrangerá também o início da Paróquia São José com a vinda de Monsenhor Rafael e das irmãs da Congregação da Beneficiência Popular.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com