Cidades

Vice-prefeito de Timóteo será candidato a deputado estadual

TIMÓTEO – As eleições gerais brasileiras neste ano estão marcadas para o dia 2 de outubro, quando os eleitores irão às urnas para eleger o presidente da República, governadores de Estados, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

O direito de voto, o respeito às minorias, a busca pela igualdade social e a defesa da liberdade de expressão estão entre as principais vantagens de viver em um país democrático como o Brasil. E nas eleições deste ano o Município de Timóteo e a região Leste de Minas vão contar com uma novidade que é a pré-candidatura do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa (REDE), a deputado estadual.

Vespa possui mais de 30 anos dedicados à Educação como professor da rede pública e privada de ensino. Sua militância nos movimentos sociais e comunitários data da década de 1970 quando participou de grupos de jovens, associações de moradores e sindicatos de Servidores Públicos e dos Trabalhadores em Educação.

Graças a essa percepção sobre a importância do engajamento na defesa de uma sociedade livre e democrática possibilitando a inserção de cada vez mais pessoas na discussão de direitos no período pós-ditadura, Professor Vespa foi eleito vereador em Timóteo para os mandatos nos anos de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016. Antes desses mandatos parlamentares ele atuou como secretário municipal de Educação nos anos de 2003 a 2005, cargo que ele viria a assumir novamente a partir de 2018 após ser eleito vice-prefeito na chapa com o prefeito Douglas Willkys.

Diante da ausência de um representante com a vida política construída em Timóteo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Professor Vespa foi chamado por lideranças políticas, religiosas e comunitárias a enfrentar mais esse desafio em sua vida pública. Desde 1.998, de Timóteo não conta com um candidato a deputado estadual – o último foi o ex-prefeito Geraldo Nascimento – com chances reais de se eleger deputado para defender os interesses da população de Timóteo e do Vale do Aço.

Após consultar a família e os amigos o Professor Vespa decidiu encarar essa empreitada por entender que Timóteo perdeu espaço nas discussões em nível estadual exatamente pela falta de representatividade política. Debates de projetos importantes para a cidade e para a região como a implantação em definitivo de uma Delegacia da Mulher; como a construção do anel rodoviário com acesso a BR-381, importante rodovia para escoar a produção local; questões como a ausência de um debate mais proativo na ligação viária entre a LMG-760 a BR-381, por exemplo.

Enfim, ficou claro após diversas reuniões com representantes dos movimentos sociais, sindicais e políticos que a eleição de um representante de Timóteo comprometido com as questões regionais “será a força que o município e o Leste de Minas Gerais precisam para dar solução a antigos problemas que vêm causando atrasos no desenvolvimento econômico e social da região”.

Outro dado é que a eleição de um representante de Timóteo na Assembleia de Minas pode representar a destinação de mais de R$ 10 milhões em emendas parlamentares para Timóteo e região o que seria um reforço nos investimentos em áreas como educação, saúde, assistência social e infraestrutura.

Um ponto que também contou a favor na decisão do Professor Vespa se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa foi o apoio recebido do prefeito Douglas Willkys numa clara demonstração de união por Timóteo. Em função da decisão de concorrer a deputado, Professor Vespa anunciou nesta sexta-feira (18) a sua desincompatibilização do cargo de secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo como forma de se dedicar em tempo integral à sua campanha eleitoral.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com