Cidades

Vereadores questionam aumento da passagem

IPATINGA – A Comissão Especial formada por vereadores com o propósito de acompanhar o transporte coletivo em Ipatinga decidiu convocar o presidente do Conselho Municipal de Transporte, secretário municipal Gustavo Finocchio (Serviços Urbanos e Meio Ambiente), para explicar o posicionamento do órgão a favor do aumento da passagem de ônibus.

Na última quinta-feira (27), o conselho deu parecer favorável ao reajuste da passagem, que subiria de R$ 2,75 para R$ 3, aumento de 9%. Cabe agora à Prefeitura, por meio de decreto, decidir se coloca em prática ou não a decisão, uma vez que o Conselho Municipal de Transporte, formado por 28 membros, é um órgão consultivo, sem força impositiva.

CARTA BRANCA
Os vereadores querem entender quais foram os critérios adotados pelo conselho ao dar “carta branca” à Prefeitura a favor do reajuste.

“Vamos solicitar a lista de presença, a ata de reunião e planilha discutida pelo Conselho Municipal de Transporte no dia em que foi decidida a autorização pelo aumento. Decidimos, portanto, convocar o presidente e convidar os demais membros para esclarecer essas informações”, disse o presidente da Comissão Especial, vereador Agnaldo Bicalho (PT), que marcou para a próxima quinta-feira (03), às 14h, na Câmara Municipal de Ipatinga, a data da reunião com o secretário.

Vereadores que compõem a Comissão Especial já adiantaram ser contra o reajuste. Eles argumentam não ser viável um aumento da tarifa em pleno período de prorrogação do contrato de concessão do transporte público entre o município e a Autotrans, que se encerra em novembro deste ano.

CONTRÁRIOS
“A empresa aceitou aditar o contrato e agora, no meio do período, quer aumentar a passagem”, criticou o vereador Roberto Carlos.

“Tem que haver uma razão extrema para esse aumento. Se a empresa concordou em prorrogar por 1 ano a concessão, as condições têm que ser as mesmas do ano anterior”, completou o parlamentar Jadson Heleno (SDD).
O vereador Nilsin da Transnil (PRTB) também se manifestou contra o reajuste. “A Autotrans já foi beneficiada com a prorrogação do contrato. Agora, ela quer um aumento da tarifa?”, questionou ele, ao lado do vereador Nilton Manoel (SSD), também membro da comissão.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com