Cidades

Vereadores mirins tomam posse e elegem Mesa Diretora

(ACS/CMI)

IPATINGA – Os vereadores mirins do último mandato (4ª legislatura) tomaram posse em sessão solene na segunda-feira (04), no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga. Na solenidade, estudantes de escolas públicas e particulares receberam o diploma de posse das mãos do presidente da Câmara, vereador Sebastião Guedes (PT), e do representante da Prefeitura, secretário de governo Antônio Ventura Pirralho.

Foram 19 estudantes sorteados para a última etapa desta legislatura, que tem duração de dois anos, dividida em quatro mandatos. Uma nova eleição, que tem a participação de mais de 10 mil alunos de todo o município, está programada para outubro.

Logo após a posse, foi eleita a nova mesa diretora, composta por quatro membros. Os estudantes se reuniram momentos antes na sala anexa ao plenário para apresentar suas propostas. A vereadora Lene Teixeira (PT) participou do encontro e aproveitou para ensinar as atribuições de cada membro da Mesa Diretora. A chapa 2 venceu por uma ampla vantagem, sendo eleita por 11 votos contra 4 da Chapa 2. Os escolhidos foram Mateus Araújo (presidente), Micaela Ramos (vice-presidente), Nívea Beatriz (1ª secretária) e Landeyara da Silva (2ª secretária).

No discurso de posse, o novo presidente da Câmara Mirim agradeceu os colegas de plenário e disse que tentará contribuir por uma cidade melhor. “Estarei visando colaborar com os que sonham com uma cidade mais justa, livre, pacífica, igualitária, fraterna e mais feliz, com oportunidade de emprego, saúde, educação e lazer. Trazendo benefícios para os todos os munícipes”, disse Mateus Araújo.

APAE
O estudante Vinícius Gomes Barbosa representou a Escola José Alves de Assis – Apae, localizada no bairro Bela Vista. Essa é a segunda vez que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ipatinga participa da Câmara Mirim, já que a aluna Nislândia Sâmara Firmino foi a primeira parlamentar mirim da Apae a participar do projeto, em 2012. Ela, presente na posse, desejou boa sorte ao colega e sugeriu-lhe que indicasse à prefeita municipal reformas nas estruturas das escolas.

NILSIN
O vereador Nilsin da Transnil acompanhou a posse do filho João Victor de Morais, da E.E. Doutor Ovídio de Andrade, no bairro Bom Retiro. Nilsin disse estar orgulhoso com a presença do filho e afirmou que o novo integrante da Câmara Mirim está no caminho certo, “em busca da construção do conhecimento e da cidadania”.

Câmara de Bugre acompanha processo

Representantes da Câmara Municipal de Bugre, município a 40km de distância, estiveram presentes na posse dos vereadores mirins de Ipatinga. Além de vereadores, assessores parlamentares, conselheiros municipais e tutelares, alguns estudantes de Bugre também compareceram na sessão solene para conhecer melhor o projeto Câmara Mirim. A Câmara Municipal de Bugre pretende empossar seus primeiros vereadores mirins na próxima sexta-feira (08).

Você também pode gostar

Cidades

Vereadores mirins tomam posse e elegem Mesa Diretora

IPATINGA – Dezenove estudantes de escolas públicas e particulares de Ipatinga tomaram posse na tarde desta segunda-feira (4) para o 1º Mandato da 4ª Legislatura da Câmara Mirim. O plenário do Legislativo ipatinguense ficou lotado durante a sessão solene, que contou com a presença de familiares dos eleitos, professores de várias escolas da cidade, alunos das escolas municipais Arthur Bernardes e João Reis de Souza, além de vereadores e do presidente da Câmara, vereador Ley (PSD).
Neste novo mandato, que terá sua primeira sessão legislativa no dia 2 de dezembro, os alunos das escolas municipais são maioria, totalizando 13, contra seis de escolas estaduais.

Na solenidade realizada nesta segunda-feira, os alunos receberam o diploma de vereador mirim das mãos do presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Ley, do representante da prefeita Cecília Ferramenta, ex-vereador Dário Teixeira, da vereadora Lene Teixeira (PT) e dos vereadores Nilton Manoel (SDD) e Juarez Pires (PT).

Em seu discurso, o vereador Ley se mostrou satisfeito com o êxito da eleição e parabenizou a todos que se envolveram e se empenharam para a realização do projeto. Segundo o presidente, o projeto Câmara Mirim é de suma importância para a cidade e vem crescendo a cada ano.
“Nessa eleição foram 76 vereadores mirins eleitos, com 19 mirins por legislatura, sendo que estamos começando a quarta legislatura da Câmara Mirim. Isso mostra a evolução de um projeto que fiz questão de dar continuidade”, disse Ley.

O presidente da Câmara ainda falou aos vereadores mirins sobre a importância de seus mandatos. “Vocês têm a possibilidade de participar deste laboratório que é a Câmara Mirim e aprender como ajudar a cidade. Poderão passar aos seus colegas de escola que a política é lugar de homens sérios e mulheres sérias”.

O vereador Nilton Manoel alertou aos mirins sobre a importância das indicações que eles poderão fazer no exercício do mandato. Ele lembrou que a medição da qualidade do ar feita em alguns bairros de Ipatinga, e exibida por meio de painéis eletrônicos, surgiu a partir de uma indicação feita pela Câmara Mirim.

MESA DIRETORA

Seguindo o que determina o Regimento Interno da Câmara Mirim, a sessão solene realizada nesta segunda-feira foi presidida pela vereadora Marianna Botelho Drumond, a mais votada nas eleições, com 356 votos. Paulo Sérgio Fernandes Martins atuou como secretário dos trabalhos de eleição da Mesa Diretora.

Foram definidas duas chapas compostas por presidente, vice, 1º secretário e 2º secretário para concorrer à Mesa Diretora. A vencedora, com 11 votos, foi a Chapa 2 (Força Juvenil para Fazer a Diferença), composta por Marianna Botelho Drumond (presidente), Daniel de Souza Martins (vice), Nicolly Ketelly Elídio Cruz (1ª secretária) e Thalles Henrique Marques Pereira (2º secretário).

EMPOSSADOS
Os 19 vereadores mirins que tomaram posse são: Bradley Kennedy Marques Silva Batista Costa (E.M. Zélia Duarte Passos), Camila do Carmo Ferreira (E.M. Terezinha Nívia de Oliveira), Daniel de Souza Martins (E.M. Arthur Bernardes), Daniele Pereira Gusmão (E.M. João Reis de Souza), Esther Jaiandra Ferreira de Sousa (E.E. Doutor Ovídio de Andrade), Kerolleyn Taismara Alves (E.M. Zélia Duarte Passos), Lavínia Souza Silveira (E.E. Almirante Toyoda), Leonardo Silva Faria (E.M. Márcio Andrade Guerra), Letícia Mendes Moreira (E.M. João Reis de Souza), Mariana Botelho Drumond (E.M. Arthur Bernardes), Nicolly Ketelly Elídio Cruz (E.M. Carlos Drumond de Andrade), Paulo Frederico Ferraz (E.M. Padre Cícero de Castro), Paulo Sérgio Fernandes Martins (E.E. Eng. Márcio Aguiar da Cunha), Raylan Faria Nascimento (E.M. Everson Magalhães Lage), Samuel Simões Cordeiro (E.E. João Walmick), Thales Henrique Marques Pereira (E.E. Chico Mendes), Vitória Cristina Rodrigues dos Santos (E.M. Prof. Maria da Conceição Pena Rocha), Vitória de Melo Fernandes (E.M. Deolinda Tavares Lamego) e Vitória Oliveira Ottoni Araújo (E.E. Eng. Márcio Aguiar da Cunha).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com