Cidades

Vereadores mirins reivindicam volta dos radares em Ipatinga

Foram apresentadas no plenário várias indicações ao prefeito municipal e aprovados, por unanimidade, um projeto de lei e duas moções de aplauso

 

IPATINGA – A Câmara Mirim de Ipatinga realizou na tarde desta segunda-feira (2) mais uma reunião ordinária. Foram apresentadas no plenário várias indicações ao prefeito municipal e aprovados, por unanimidade, um projeto de lei e duas moções de aplauso. Ao final dos trabalhos parlamentares, os vereadores mirins e o público presente assistiram a uma palestra sobre resíduos sólidos urbanos, ministrada pelo professor de Engenharia Ambiental da Unipac e analista ambiental da Fundação Israel Pinheiro, Marcelino Gonçalves Barbosa.
A criação de hortas comunitárias nas escolas municipais de Ipatinga foi apresentada como indicação da presidente da Câmara Mirim, Maria Luiza Barrêto Cazumbá. Os canteiros ficariam sob os cuidados dos alunos e funcionários interessados em participar do trabalho. Segundo a estudante, “o plantio de hortas escolares vai estimular o trabalho coletivo, a conscientização ambiental, a produção e o consumo de alimentos saudáveis, além de despertar o interesse de crianças e adolescentes pelo cultivo desde a preparação até a colheita”.
A vereadora mirim Tamara Kamila Mendes, que é surda, apresentou indicação ao prefeito municipal para a criação de equipes competitivas de esportes para surdos e cegos em Ipatinga. “A inclusão escolar e social de estudantes com deficiências auditivas e visuais tem aumentado em Ipatinga, com algumas poucas iniciativas neste sentido. Mas ainda falta muito que evoluir para que os estudantes surdos e cegos possam se integrar verdadeiramente”, justificou. Toda a sessão contou com a presença de um tradutor de Libras (Liguagem Brasileira de Sinais).

ACESSIBILIDADE

A necessidade de adequação e de melhorias das condições de acessibilidade em todas as vias e edifícios públicos da cidade foi exposta pelo vereador mirim Rafael Bastos Alvim. “A maioria das vias e prédios públicos do município não possui equipamentos ou condições de acesso para pessoas com deficiências físicas. São poucas as calçadas e as repartições públicas que oferecem boas condições de acessibilidade, o que causa uma série de transtornos e dificuldades para deficientes físicos e cadeirantes”, alegou o estudante.
Preocupada com a violência no trânsito de Ipatinga, a vereadora mirim Samila de Souza Bicalho indicou a realização de um estudo para a instalação de radares e redutores eletrônicos de velocidade e de avanço de sinal nas ruas e avenidas mais movimentadas do município. “O trânsito em Ipatinga continua caótico e o excesso de velocidade é um dos problemas principais. A desativação dos radares e dos redutores eletrônicos nas ruas e avenidas da cidade teve um efeito trágico e negativo. A instalação de novos equipamentos poderá disciplinar o trânsito e diminuir o número de suas vítimas”, justificou.

DIA DE FAZER DIFERENÇA
Aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, o Projeto de Lei nº 01/2012 inclui o Dia de Fazer Diferença, comemorado em 28 de maio, no calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação. Na data, o poder público municipal deverá promover, em parceria com as escolas e outras instituições do município, atividades alusivas ao tema, incluindo campanhas, oficinas, palestras, eventos culturais e artísticos, com o objetivo de mobilizar a sociedade quanto à necessidade de contribuir com atitudes e ações que possam, de fato, fazer a diferença para uma vida melhor para todos.
Duas moções de aplauso também foram aprovadas pelos vereadores mirins. A primeira, nº 02/2012, homenageia o Colégio São Francisco Xavier pelos seus 50 anos de fundação, tendo sido apresentada pelo vereador mirim Rafael Bastos Alvim. A outra, nº 03/2012, presta reconhecimento à Escola Estadual Wilson Alvarenga, localizada no bairro Canaã, pelos projetos extra-classe desenvolvidos.

                                                                    OUTRAS INDICAÇÕES

>> Realização nas escolas municipais de aulas e palestras de orientação sobre temas como drogas, gravidez na adolescência e alcoolismo. Para a área de saúde, foi sugerida a criação de um programa permanente, em todas as Unidades de Saúde, de programa antitabagismo, com palestras, dinâmicas e medicamentos para fumantes que desejam largar o vício.

>> A reforma dos brinquedos instalados no Parque Ipanema e na Praça Valdomiro Serafim da Costa, no Bairro Bom Jardim, também foi reivindicada pelos vereadores mirins, assim como a realização de obras de reforma dos banheiros da Escola Estadual Laura Xavier Santana, no mesmo bairro.

>> Igualmente referentes ao ensino público municipal foram apresentadas indicações de melhoria do cardápio da merenda escolar e sobre a necessidade de gestões junto à Secretaria de Estado de Defesa Social e às forças de segurança pública do Estado para reforço do policiamento preventivo nas portas das escolas.


O professor Marcelino Gonçalves explicou que o objeto da sua palestra era simplesmente o “lixo produzido por todos nós em nosso dia-a-dia”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com